(Proud) Boys. O “exército de Donald Trump” virou-se contra o ex-Presidente

Os elementos do grupo de extrema-direita Proud Boys estavam entre os fãs mais leais de Donald Trump. Agora, chamam-no de “fraco”.

Com a saída de Donald Trump da Casa Branca, os Proud Boys começaram a abandonar o antigo Presidente dos Estados Unidos. A insatisfação foi manifestada por alguns elementos em fóruns de discussão, como o Gab e o Telegram, e a mudança de posição acontece depois de alguns membros terem participado na invasão do Capitólio, em Washington.

Diante da repercussão negativa do ataque, o ex-Presidente norte-americano condenou a violência do grupo, que, segundo o The New York Times, encarou a atitude de Trump como um ato de traição.

Alguns também se queixam da falta de apoio do antigo governante, depois de alguns elementos terem sido detidos e terem de responder judicialmente por crimes cometidos durante a invasão do Capitólio.

Foi o caso de Joseph Biggs, líder dos Proud Boys, que foi preso na Flórida e acusado de entrada ilegal e obstrução corrupta. Pelo menos quatro outros membros do grupo também enfrentam acusações decorrentes do ataque.

Agora, o diário norte-americano cita dezenas de conversas no Gab e no Telegram onde os membros do grupo chamam Donald Trump de “palhaço” e “extraordinariamente fraco“. Estes comentários são uma mudança radical dos Proud Boys, que durante anos apoiaram Trump e promoveram a violência política.

“Quando Trump disse que, se deixasse o cargo, a América cairia no abismo, eles acreditaram nele”, disse Arieh Kovler, consultor político e investigador independente em Israel, ao matutino. “Agora que ele deixou o cargo, os Proud Boys acreditam que Trump se rendeu e falhou em cumprir o seu dever patriótico.”

O The New York Times escreve ainda que outros grupos de extrema-direita – como os Oath Keepers, America First e Three Percenters – também começaram a criticar Donald Trump em canais privados do Telegram.

Na semana passada, Nicholas Fuentes, líder do America First, escreveu que a resposta do ex-Presidente ao tumulto no Capitólio foi “muito fraca e flácida“. “Não é o mesmo que correu em 2015.”

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ah ah ah! Que ingénuos! Só eles não tinham percebido que o Trump é do tipo de comandante que, ao menor sinal de naufrágio, é o primeiro a abandonar o barco.

RESPONDER

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …