/

(Proud) Boys. O “exército de Donald Trump” virou-se contra o ex-Presidente

5

Os elementos do grupo de extrema-direita Proud Boys estavam entre os fãs mais leais de Donald Trump. Agora, chamam-no de “fraco”.

Com a saída de Donald Trump da Casa Branca, os Proud Boys começaram a abandonar o antigo Presidente dos Estados Unidos. A insatisfação foi manifestada por alguns elementos em fóruns de discussão, como o Gab e o Telegram, e a mudança de posição acontece depois de alguns membros terem participado na invasão do Capitólio, em Washington.

Diante da repercussão negativa do ataque, o ex-Presidente norte-americano condenou a violência do grupo, que, segundo o The New York Times, encarou a atitude de Trump como um ato de traição.

Alguns também se queixam da falta de apoio do antigo governante, depois de alguns elementos terem sido detidos e terem de responder judicialmente por crimes cometidos durante a invasão do Capitólio.

Foi o caso de Joseph Biggs, líder dos Proud Boys, que foi preso na Flórida e acusado de entrada ilegal e obstrução corrupta. Pelo menos quatro outros membros do grupo também enfrentam acusações decorrentes do ataque.

Agora, o diário norte-americano cita dezenas de conversas no Gab e no Telegram onde os membros do grupo chamam Donald Trump de “palhaço” e “extraordinariamente fraco“. Estes comentários são uma mudança radical dos Proud Boys, que durante anos apoiaram Trump e promoveram a violência política.

“Quando Trump disse que, se deixasse o cargo, a América cairia no abismo, eles acreditaram nele”, disse Arieh Kovler, consultor político e investigador independente em Israel, ao matutino. “Agora que ele deixou o cargo, os Proud Boys acreditam que Trump se rendeu e falhou em cumprir o seu dever patriótico.”

O The New York Times escreve ainda que outros grupos de extrema-direita – como os Oath Keepers, America First e Three Percenters – também começaram a criticar Donald Trump em canais privados do Telegram.

Na semana passada, Nicholas Fuentes, líder do America First, escreveu que a resposta do ex-Presidente ao tumulto no Capitólio foi “muito fraca e flácida“. “Não é o mesmo que correu em 2015.”

Liliana Malainho, ZAP //

5 Comments

  1. Ah ah ah! Que ingénuos! Só eles não tinham percebido que o Trump é do tipo de comandante que, ao menor sinal de naufrágio, é o primeiro a abandonar o barco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.