NASA abre estágios para estudantes portugueses

NASA

Lançamento do Skylab a partir do Kennedy Space Center da NASA, no Cabo Canaveral, na Florida, EUA, 4 de Maio de 1973

Lançamento do Skylab a partir do Kennedy Space Center da NASA, no Cabo Canaveral, na Florida, EUA, 4 de Maio de 1973

Portugal assinou um acordo com a NASA que permite que cinco estudantes universitários portugueses possam estudar na agência espacial. As bolsas vão ser atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia assinou um acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, NASA, que permite que os estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial.

O acordo foi assinado a 28 de março, durante a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, aos Estados Unidos.

A visita teve como objetivo reforçar a cooperação científica e tecnológica entre Portugal e os EUA.

Os estágios vão ser concedidos através de um concurso, lançado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Aos alunos escolhidos vão ser ainda concedidas uma bolsa de estágio, financiada pela FCT. Já o alojamento vai ficar a cargo da NASA.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelou que o programa de estágios começa este ano, já com cinco alunos.

O objetivo é, no entanto, aumentar o número nos próximos anos. As datas e o montante financiado não são ainda conhecidos.

O intercâmbio académico e científico entre Portugal e os EUA foi também incentivado através do reforço da participação de Portugal no Programa Fulbright e pelo reforço do estímulo a jovens norte-americanos para estudarem e fazerem investigação em Portugal, através do Programa “Study Abroad”.

Da viagem, que contou com a presença do presidente da FCT, Paulo Ferrão, resultou também o debate sobre um novo programa de cooperação científica e tecnológica na área do clima, das alterações climáticas, da energia e dos oceanos com ênfase no Atlântico.

Foi dada uma especial relevância aos Açores e ao seu posicionamento devido à possibilidade de se de desenvolver uma estação de investigação internacional no arquipélago.

No fim de junho, vai ser realizado um encontro no arquipélago que vai reunir investigadores de todo o mundo.

JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Desvendado o mistério das formigas que coleccionam crânios das inimigas

Uma espécie de formigas inofensivas, chamada Formica archboldi, que habita nas florestas da Florida, é afinal um cruel "caçador de cabeças", que mata formigas maiores com "escarros" ácidos e colecciona os seus crânios nos formigueiros. Adrian …

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélite, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …