Protetor solar entra na corrente sanguínea após apenas um dia de uso

Um estudo mostra que, apenas um dia depois do seu uso, os químicos dos protetores solares entram na nossa corrente sanguínea. O governo americano está a fazer investigações adicionais em relação ao problema.

De acordo com um estudo piloto realizado pela Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA) e publicado na revista médica JAMA, os ingredientes de vários protetores solares comuns entram na corrente sanguínea depois de apenas um dia de uso.

Esses níveis são altos o suficiente para que o governo americano conduza investigações adicionais de segurança. As quatro substâncias químicas estudadas — avobenzona, oxibenzona, ecamsule e octocrileno — fazem parte de uma dúzia que, segundo a FDA, precisam de ser melhor investigadas pelos fabricantes antes de poderem ser consideradas “seguras e eficazes”.

No estudo piloto, a concentração sanguínea de três desses quatro ingredientes continuou a aumentar devido ao uso diário e permaneceu no corpo por pelo menos 24 horas após o fim do uso.

Os resultados não significam que se deve parar de usar protetor solar. Mais estudos precisam de ser realizados para determinar se há implicações médicas verdadeiras relacionadas com a absorção de certos ingredientes, conforme explica o dermatologista da Faculdade de Medicina da Universidade Yale e porta-voz da Academia Americana de Dermatologia, David Leffell.

“Não é novidade que as coisas que colocamos na pele são absorvidas pelo corpo”, complementou Scott Faber, vice-presidente sénior do Environmental Working Group. “Este estudo é a maneira da FDA mostrar aos fabricantes de protetores solares que eles precisam de fazer testes para ver se a absorção química representa um risco para a saúde”.

Num editorial que acompanhou o estudo, o ex-presidente da FDA, Robert Califf, assegurou aos leitores que só porque o estudo encontrou níveis químicos acima das diretrizes não significa que esses ingredientes sejam inseguros.

O estudo piloto

O estudo da FDA envolveu 24 voluntários saudáveis ​​que foram aleatoriamente designados para usar um protetor solar de spray ou creme que continha avobenzona, oxibenzona ou octocrileno como ingredientes, ou um protetor solar em creme que continha ecamsule.

Os voluntários foram convidados a colocar o protetor solar designado em 75% do corpo, quatro vezes por dia, durante quatro dias. Trinta amostras de sangue foram recolhidas de cada voluntário durante sete dias.

Das seis pessoas que usaram o protetor com ecamsule, cinco tinham níveis do produto químico no sangue considerados estatisticamente significativos até ao final do primeiro dia. No caso dos outros três produtos, todos os voluntários apresentaram níveis significativos após o primeiro dia.

A oxibenzona, em especial, foi absorvida pelo corpo numa concentração 50 a 100 vezes maior do que qualquer outro produto químico testado.

Quais os potenciais problemas?

Em 2008, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA analisaram amostras de urina recolhidas por um estudo do governo e encontraram oxibenzona em 97% delas. Desde então, estudos mostraram uma ligação potencial entre a oxibenzona e níveis mais baixos de testosterona em meninos adolescentes, alterações hormonais em homens e gestações mais curtas e alterações de peso em bebés.

De todos os ingredientes usados em protetores solares, a oxibenzona é conhecida por ser a causa mais comum de alergias. Um estudo descobriu que 70% das pessoas testaram positivo quando expostas a este químico.

Um estudo suíço também encontrou oxibenzona, ou um dos quatro outros produtos químicos para proteção solar, em 85% das amostras de leite materno, o que provocou preocupação de que os recém-nascidos pudessem ser expostos.

A União Europeia substituiu a oxibenzona nos seus protetores solares por outras substâncias que bloqueiam mais os raios UVA e UVB. No entanto, estes novos produtos químicos ainda não passaram nos testes de segurança necessários para a aprovação da FDA.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esgotaram as vacinas contra a gripe. Governo acusado de "esquecer" idosos

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta sexta-feira que houve uma rutura de stock da primeira tranche de vacinas contra a gripe. Em resposta a questões da Lusa na …

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …