Protetor solar entra na corrente sanguínea após apenas um dia de uso

Um estudo mostra que, apenas um dia depois do seu uso, os químicos dos protetores solares entram na nossa corrente sanguínea. O governo americano está a fazer investigações adicionais em relação ao problema.

De acordo com um estudo piloto realizado pela Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA) e publicado na revista médica JAMA, os ingredientes de vários protetores solares comuns entram na corrente sanguínea depois de apenas um dia de uso.

Esses níveis são altos o suficiente para que o governo americano conduza investigações adicionais de segurança. As quatro substâncias químicas estudadas — avobenzona, oxibenzona, ecamsule e octocrileno — fazem parte de uma dúzia que, segundo a FDA, precisam de ser melhor investigadas pelos fabricantes antes de poderem ser consideradas “seguras e eficazes”.

No estudo piloto, a concentração sanguínea de três desses quatro ingredientes continuou a aumentar devido ao uso diário e permaneceu no corpo por pelo menos 24 horas após o fim do uso.

Os resultados não significam que se deve parar de usar protetor solar. Mais estudos precisam de ser realizados para determinar se há implicações médicas verdadeiras relacionadas com a absorção de certos ingredientes, conforme explica o dermatologista da Faculdade de Medicina da Universidade Yale e porta-voz da Academia Americana de Dermatologia, David Leffell.

“Não é novidade que as coisas que colocamos na pele são absorvidas pelo corpo”, complementou Scott Faber, vice-presidente sénior do Environmental Working Group. “Este estudo é a maneira da FDA mostrar aos fabricantes de protetores solares que eles precisam de fazer testes para ver se a absorção química representa um risco para a saúde”.

Num editorial que acompanhou o estudo, o ex-presidente da FDA, Robert Califf, assegurou aos leitores que só porque o estudo encontrou níveis químicos acima das diretrizes não significa que esses ingredientes sejam inseguros.

O estudo piloto

O estudo da FDA envolveu 24 voluntários saudáveis ​​que foram aleatoriamente designados para usar um protetor solar de spray ou creme que continha avobenzona, oxibenzona ou octocrileno como ingredientes, ou um protetor solar em creme que continha ecamsule.

Os voluntários foram convidados a colocar o protetor solar designado em 75% do corpo, quatro vezes por dia, durante quatro dias. Trinta amostras de sangue foram recolhidas de cada voluntário durante sete dias.

Das seis pessoas que usaram o protetor com ecamsule, cinco tinham níveis do produto químico no sangue considerados estatisticamente significativos até ao final do primeiro dia. No caso dos outros três produtos, todos os voluntários apresentaram níveis significativos após o primeiro dia.

A oxibenzona, em especial, foi absorvida pelo corpo numa concentração 50 a 100 vezes maior do que qualquer outro produto químico testado.

Quais os potenciais problemas?

Em 2008, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA analisaram amostras de urina recolhidas por um estudo do governo e encontraram oxibenzona em 97% delas. Desde então, estudos mostraram uma ligação potencial entre a oxibenzona e níveis mais baixos de testosterona em meninos adolescentes, alterações hormonais em homens e gestações mais curtas e alterações de peso em bebés.

De todos os ingredientes usados em protetores solares, a oxibenzona é conhecida por ser a causa mais comum de alergias. Um estudo descobriu que 70% das pessoas testaram positivo quando expostas a este químico.

Um estudo suíço também encontrou oxibenzona, ou um dos quatro outros produtos químicos para proteção solar, em 85% das amostras de leite materno, o que provocou preocupação de que os recém-nascidos pudessem ser expostos.

A União Europeia substituiu a oxibenzona nos seus protetores solares por outras substâncias que bloqueiam mais os raios UVA e UVB. No entanto, estes novos produtos químicos ainda não passaram nos testes de segurança necessários para a aprovação da FDA.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …