Protetor solar entra na corrente sanguínea após apenas um dia de uso

Um estudo mostra que, apenas um dia depois do seu uso, os químicos dos protetores solares entram na nossa corrente sanguínea. O governo americano está a fazer investigações adicionais em relação ao problema.

De acordo com um estudo piloto realizado pela Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA) e publicado na revista médica JAMA, os ingredientes de vários protetores solares comuns entram na corrente sanguínea depois de apenas um dia de uso.

Esses níveis são altos o suficiente para que o governo americano conduza investigações adicionais de segurança. As quatro substâncias químicas estudadas — avobenzona, oxibenzona, ecamsule e octocrileno — fazem parte de uma dúzia que, segundo a FDA, precisam de ser melhor investigadas pelos fabricantes antes de poderem ser consideradas “seguras e eficazes”.

No estudo piloto, a concentração sanguínea de três desses quatro ingredientes continuou a aumentar devido ao uso diário e permaneceu no corpo por pelo menos 24 horas após o fim do uso.

Os resultados não significam que se deve parar de usar protetor solar. Mais estudos precisam de ser realizados para determinar se há implicações médicas verdadeiras relacionadas com a absorção de certos ingredientes, conforme explica o dermatologista da Faculdade de Medicina da Universidade Yale e porta-voz da Academia Americana de Dermatologia, David Leffell.

“Não é novidade que as coisas que colocamos na pele são absorvidas pelo corpo”, complementou Scott Faber, vice-presidente sénior do Environmental Working Group. “Este estudo é a maneira da FDA mostrar aos fabricantes de protetores solares que eles precisam de fazer testes para ver se a absorção química representa um risco para a saúde”.

Num editorial que acompanhou o estudo, o ex-presidente da FDA, Robert Califf, assegurou aos leitores que só porque o estudo encontrou níveis químicos acima das diretrizes não significa que esses ingredientes sejam inseguros.

O estudo piloto

O estudo da FDA envolveu 24 voluntários saudáveis ​​que foram aleatoriamente designados para usar um protetor solar de spray ou creme que continha avobenzona, oxibenzona ou octocrileno como ingredientes, ou um protetor solar em creme que continha ecamsule.

Os voluntários foram convidados a colocar o protetor solar designado em 75% do corpo, quatro vezes por dia, durante quatro dias. Trinta amostras de sangue foram recolhidas de cada voluntário durante sete dias.

Das seis pessoas que usaram o protetor com ecamsule, cinco tinham níveis do produto químico no sangue considerados estatisticamente significativos até ao final do primeiro dia. No caso dos outros três produtos, todos os voluntários apresentaram níveis significativos após o primeiro dia.

A oxibenzona, em especial, foi absorvida pelo corpo numa concentração 50 a 100 vezes maior do que qualquer outro produto químico testado.

Quais os potenciais problemas?

Em 2008, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA analisaram amostras de urina recolhidas por um estudo do governo e encontraram oxibenzona em 97% delas. Desde então, estudos mostraram uma ligação potencial entre a oxibenzona e níveis mais baixos de testosterona em meninos adolescentes, alterações hormonais em homens e gestações mais curtas e alterações de peso em bebés.

De todos os ingredientes usados em protetores solares, a oxibenzona é conhecida por ser a causa mais comum de alergias. Um estudo descobriu que 70% das pessoas testaram positivo quando expostas a este químico.

Um estudo suíço também encontrou oxibenzona, ou um dos quatro outros produtos químicos para proteção solar, em 85% das amostras de leite materno, o que provocou preocupação de que os recém-nascidos pudessem ser expostos.

A União Europeia substituiu a oxibenzona nos seus protetores solares por outras substâncias que bloqueiam mais os raios UVA e UVB. No entanto, estes novos produtos químicos ainda não passaram nos testes de segurança necessários para a aprovação da FDA.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …