/

Estamos a esquecer-nos de pôr protetor solar nas áreas mais vulneráveis ao cancro de pele

As nossas pálpebras são um tecido muito frágil. Aliás, é mesmo o mais fino de todo o nosso corpo, com menos de um milímetro de espessura. Esta área é especialmente vulnerável aos raios ultravioleta do Sol.

Esta é a área que menos protegemos com protetor solar, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS One. Entre 5 a 10% do cancro de pele ocorre na pálpebra.

Depois de fornecer a 84 participantes uma garrafa de hidratante contendo SPF e instruções de como aplicar, a equipa de investigadores britânicos virou as suas câmaras UV sobre os participantes para ver que áreas do rosto não estavam protegidas.

Eles descobriram que os participantes consistentemente se esqueciam de aplicar o hidratante nas pálpebras, ignorando em média 20% da região. Quando lhe foi fornecido protetor solar, em vez de hidratante, as pessoas esqueceram-se de 14% da área.

“As pessoas estavam a aplicar creme e a sair ao sol a pensar que estão protegidas”, refere Austin McCormick, principal autor do estudo ao NPR. “E ainda assim uma das áreas mais vulneráveis ficou desprotegida”.

Dermatologistas dizem que áreas propensas ao cancro são muitas vezes deixadas de lado. Joshua Zeichner, dermatologista e investigador do Hospital Mount Sinai, em Nova York, afirma que vê regularmente pacientes a esquecer-se de por protetor solar nas partes laterais do pescoço e nas pontas das orelhas – lugares que são particularmente sensíveis aos raios UV devido à espessura da pele. O lábio inferior também corre risco, pois poucos aplicam protetor solar nesse local, que está sempre virado em direção ao sol.

“No escritório, vemos queimaduras nessas áreas e vemos cancro de pele mais tarde na vida nessas áreas”, disse Zeichner. “As pessoas ficam preguiçosas. Não é fácil ser diligente.” McCormick refere que uma das possíveis razões para as pessoas não colocarem creme na área dos olhos é evitar a sensação de ardor que pode ocorrer quando a loção entra em contacto com os olhos.

Anos como um cirurgião de pálpebras no Hospital Universitário de Aintree, em Liverpool, ensinaram a McCormick que as consequências de evitar a área podem ser tão dolorosas – e muito mais difíceis de curar.

“Uma das condições mais comuns que tenho para operar é o cancro de pele nas pálpebras”, disse. Ele algea que percebeu que muitos dos cancro que trata crescem em lugares complicados de cobrir com protetor solar – a pele sob os cílios e o adesivo no canto interno do olho que conecta a pálpebra superior e inferior, chamado de canto medial.

Andrea Kossler, diretora de Cirurgia Oculoplástica e Oncologia Orbital da Universidade de Stanford, diz que as descobertas de McCormick combinam com o que ela encontrou na sua prática: os pacientes não sabem que devem aplicar protetor solar nas pálpebras.

Ela insiste que tanto o hidratante com FPS como o protetor solar “podem e devem ser colocados até a margem da pálpebra”. A Fundação do Cancro da Pele concorda. Enquanto os filtros solares químicos que protegem a pele através da conversão de raios UV para o calor podem causar picadas, Kossler diz que os filtros solares físicos que bloqueiam o sol com minerais como zinco ou dióxido de titânio geralmente não irritam os olhos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.