Estamos a esquecer-nos de pôr protetor solar nas áreas mais vulneráveis ao cancro de pele

As nossas pálpebras são um tecido muito frágil. Aliás, é mesmo o mais fino de todo o nosso corpo, com menos de um milímetro de espessura. Esta área é especialmente vulnerável aos raios ultravioleta do Sol.

Esta é a área que menos protegemos com protetor solar, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS One. Entre 5 a 10% do cancro de pele ocorre na pálpebra.

Depois de fornecer a 84 participantes uma garrafa de hidratante contendo SPF e instruções de como aplicar, a equipa de investigadores britânicos virou as suas câmaras UV sobre os participantes para ver que áreas do rosto não estavam protegidas.

Eles descobriram que os participantes consistentemente se esqueciam de aplicar o hidratante nas pálpebras, ignorando em média 20% da região. Quando lhe foi fornecido protetor solar, em vez de hidratante, as pessoas esqueceram-se de 14% da área.

“As pessoas estavam a aplicar creme e a sair ao sol a pensar que estão protegidas”, refere Austin McCormick, principal autor do estudo ao NPR. “E ainda assim uma das áreas mais vulneráveis ficou desprotegida”.

Dermatologistas dizem que áreas propensas ao cancro são muitas vezes deixadas de lado. Joshua Zeichner, dermatologista e investigador do Hospital Mount Sinai, em Nova York, afirma que vê regularmente pacientes a esquecer-se de por protetor solar nas partes laterais do pescoço e nas pontas das orelhas – lugares que são particularmente sensíveis aos raios UV devido à espessura da pele. O lábio inferior também corre risco, pois poucos aplicam protetor solar nesse local, que está sempre virado em direção ao sol.

“No escritório, vemos queimaduras nessas áreas e vemos cancro de pele mais tarde na vida nessas áreas”, disse Zeichner. “As pessoas ficam preguiçosas. Não é fácil ser diligente.” McCormick refere que uma das possíveis razões para as pessoas não colocarem creme na área dos olhos é evitar a sensação de ardor que pode ocorrer quando a loção entra em contacto com os olhos.

Anos como um cirurgião de pálpebras no Hospital Universitário de Aintree, em Liverpool, ensinaram a McCormick que as consequências de evitar a área podem ser tão dolorosas – e muito mais difíceis de curar.

“Uma das condições mais comuns que tenho para operar é o cancro de pele nas pálpebras”, disse. Ele algea que percebeu que muitos dos cancro que trata crescem em lugares complicados de cobrir com protetor solar – a pele sob os cílios e o adesivo no canto interno do olho que conecta a pálpebra superior e inferior, chamado de canto medial.

Andrea Kossler, diretora de Cirurgia Oculoplástica e Oncologia Orbital da Universidade de Stanford, diz que as descobertas de McCormick combinam com o que ela encontrou na sua prática: os pacientes não sabem que devem aplicar protetor solar nas pálpebras.

Ela insiste que tanto o hidratante com FPS como o protetor solar “podem e devem ser colocados até a margem da pálpebra”. A Fundação do Cancro da Pele concorda. Enquanto os filtros solares químicos que protegem a pele através da conversão de raios UV para o calor podem causar picadas, Kossler diz que os filtros solares físicos que bloqueiam o sol com minerais como zinco ou dióxido de titânio geralmente não irritam os olhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …