Estamos a esquecer-nos de pôr protetor solar nas áreas mais vulneráveis ao cancro de pele

As nossas pálpebras são um tecido muito frágil. Aliás, é mesmo o mais fino de todo o nosso corpo, com menos de um milímetro de espessura. Esta área é especialmente vulnerável aos raios ultravioleta do Sol.

Esta é a área que menos protegemos com protetor solar, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS One. Entre 5 a 10% do cancro de pele ocorre na pálpebra.

Depois de fornecer a 84 participantes uma garrafa de hidratante contendo SPF e instruções de como aplicar, a equipa de investigadores britânicos virou as suas câmaras UV sobre os participantes para ver que áreas do rosto não estavam protegidas.

Eles descobriram que os participantes consistentemente se esqueciam de aplicar o hidratante nas pálpebras, ignorando em média 20% da região. Quando lhe foi fornecido protetor solar, em vez de hidratante, as pessoas esqueceram-se de 14% da área.

“As pessoas estavam a aplicar creme e a sair ao sol a pensar que estão protegidas”, refere Austin McCormick, principal autor do estudo ao NPR. “E ainda assim uma das áreas mais vulneráveis ficou desprotegida”.

Dermatologistas dizem que áreas propensas ao cancro são muitas vezes deixadas de lado. Joshua Zeichner, dermatologista e investigador do Hospital Mount Sinai, em Nova York, afirma que vê regularmente pacientes a esquecer-se de por protetor solar nas partes laterais do pescoço e nas pontas das orelhas – lugares que são particularmente sensíveis aos raios UV devido à espessura da pele. O lábio inferior também corre risco, pois poucos aplicam protetor solar nesse local, que está sempre virado em direção ao sol.

“No escritório, vemos queimaduras nessas áreas e vemos cancro de pele mais tarde na vida nessas áreas”, disse Zeichner. “As pessoas ficam preguiçosas. Não é fácil ser diligente.” McCormick refere que uma das possíveis razões para as pessoas não colocarem creme na área dos olhos é evitar a sensação de ardor que pode ocorrer quando a loção entra em contacto com os olhos.

Anos como um cirurgião de pálpebras no Hospital Universitário de Aintree, em Liverpool, ensinaram a McCormick que as consequências de evitar a área podem ser tão dolorosas – e muito mais difíceis de curar.

“Uma das condições mais comuns que tenho para operar é o cancro de pele nas pálpebras”, disse. Ele algea que percebeu que muitos dos cancro que trata crescem em lugares complicados de cobrir com protetor solar – a pele sob os cílios e o adesivo no canto interno do olho que conecta a pálpebra superior e inferior, chamado de canto medial.

Andrea Kossler, diretora de Cirurgia Oculoplástica e Oncologia Orbital da Universidade de Stanford, diz que as descobertas de McCormick combinam com o que ela encontrou na sua prática: os pacientes não sabem que devem aplicar protetor solar nas pálpebras.

Ela insiste que tanto o hidratante com FPS como o protetor solar “podem e devem ser colocados até a margem da pálpebra”. A Fundação do Cancro da Pele concorda. Enquanto os filtros solares químicos que protegem a pele através da conversão de raios UV para o calor podem causar picadas, Kossler diz que os filtros solares físicos que bloqueiam o sol com minerais como zinco ou dióxido de titânio geralmente não irritam os olhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …