Protesto reacende tensões em Ferguson e dois polícias são baleados

Koala Yummies / Flickr

-

Dois agentes foram baleados na madrugada desta quinta-feira nos EUA, num tiroteio em frente ao departamento da polícia de Ferguson, no estado norte-americano do Missouri, onde um jovem negro foi morto a tiro pela polícia no verão passado.

As informações avançadas pelo jornal local St Louis Post-Dispatch, dando conta de que dois polícias foram atingidos por balas durante um protesto em frente à esquadra, foram confirmadas pelo chefe da polícia do condado de St. Louis, Jon Belmar, que indicou que um sofreu ferimentos no rosto e outro no ombro, mas que ambos estão conscientes.

O tiroteio ocorreu numa noite em que dezenas de pessoas protestaram em frente ao departamento da polícia local, após a demissão do chefe Thomas Jackson, anunciada na quarta-feira, na sequência de um relatório do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre as práticas discriminatórias dos agentes e das autoridades da cidade.

A demissão, que produz efeitos a 19 de março, figura como a mais recente de uma série de outras por parte de várias figuras do poder local, desencadeadas pelo caso de Michael Brown, um jovem negro de 18 anos, que estava desarmado quando foi abatido a tiro em agosto do ano passado pelo polícia branco Darren Wilson.

O caso de Ferguson, que desencadeou massivos protestos, reabriu dois debates chave nos Estados Unidos: a discriminação racial e a violência policial.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.