Protesto em Lisboa: alunos subiram ao telhado da escola…e não conseguiram descer

1

Rodrigo Antunes / LUSA

Protesto na escola secundária António Arroio

Novo alerta por parte de estudantes em relação às alterações climáticas. Alunos da António Arroio tiveram formação sobre desobediência.

“Estamos com pouco tempo, temos sete anos”.

O fim da utilização dos combustíveis fósseis está marcado para 2030 e Gil Oliveira não esquece essa data, em declarações ao jornal Público.

Gil é um dos alunos da escola secundária Antonio Arroio, em Lisboa, que bloquearam a entrada nesta quinta-feira, em protesto.

Os estudantes querem o fim dos combustíveis fósseis e, para chamar a atenção para essa questão, colaram-se às portas da escola, enquanto outros subiram ao telhado do edifício.

A ocupação da escola já começou no início desta semana – nesta e em mais cinco escolas e faculdades de Lisboa.

Alice Gato, porta-voz da greve climática estudantil, comentou com a Lusa que de manhã estavam cerca de 100 alunos sentados em frente à escola.

Outros estudantes subiram ao telhado e não conseguiriam sair, mesmo que quisessem, porque o director da Antonio Arroio cortou os acessos ao local.

Este bloqueio foi definido na noite passada, numa reunião entre os alunos que estão a protestar.

Gil Oliveira contou que, ao longo dos últimos dias, os estudantes tiveram formações sobre desobediência civil – para que o protesto fosse visível, eficaz, mas seguro.

É uma “manifestação pacífica”, continuou Gil, que garantiu que os alunos nunca iriam recorrer à violência, mesmo que fossem retirados à força pela polícia.

O jovem, organizador do protesto, revelou que há professores que apoiam esta atitude mas admitiu que há muitos estudantes da escola “indiferentes” a este assunto. “Estamos a trabalhar nisso”, assegurou.

ZAP //

1 Comment

  1. Gostaria de perguntar a estes Garotos e Garotas , se estão dispostos a abdicar de Transportes motorizados , de Telemóveis , de Internet e tantas outras coisas que implicam matéria prima como as indispensáveis e insubstituíveis energias fosseis ! . Racionalizar os recursos , Sim ! ….. cair en “Gretanismos” é Utópico !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.