Nova proteína permite recuperar a memória e capacidade de aprender

Foi descoberta uma proteína capaz de recuperar a memória e a capacidade de aprendizagem. Esta poderá ser a base de um medicamento contra o Alzheimer e outros problemas cognitivos em humanos.

As descobertas da pesquisa norte-americana foram publicadas em março na revista Science. A droga testada – o inibidor de resposta ao stress integrado (ISRIB) – foi descoberta em 2013, após uma extensa triagem de substâncias capazes de alterar a resposta ao stress no corpo humano, evitando, dessa forma, o aparecimento de problemas cognitivos.

“O ISRIB foi isolado num rastreio de uma biblioteca de cerca de 100 mil compostos. Foi uma das 28 moléculas com potencial selecionadas pela nossa equipa”, conta Peter Walter, bioquímico da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo ao Correio Braziliense.

Nos testes, o ISRIB não se dissolveu bem em soluções aquosas, o que fez com que os investigadores acreditassem que não seria um medicamento viável. Porém, após observações mais minuciosas, a equipa percebeu que a molécula teve uma ação mil vezes mais potente do que muitas das outras opções testadas.

Durante análises laboratoriais in vitro, mesmo a pequena quantidade de ISRIB que conseguiu penetrar nas células foi suficiente para provocar uma resposta ao stress.

Memória e aprendizagem

Os cientistas partiram então para testes em animais. Nas experiências realizadas, observaram que o ISRIB melhorou a capacidade de aprendizagem e a memória em cobaias e, através de uma técnica avançada de análise, a microscopia crioeletrénica, conseguiram perceber em detalhes como ocorreram esses benefícios.

Segundo os cientistas, uma ligação do ISRIB a oito componentes da proteína eIF2B foi a responsável pela otimização cognitiva dos ratos. A molécula, que tem a forma de uma hélice, posiciona-se dentro da eIF2B e atua como um agrafo, unindo sub-complexos idênticos da proteína.

“Vemos que o ISRIB mantém o complexo eIF2B unido, e isso pode ser suficiente para estabilizar a proteína e aumentar a sua atividade”, explica Walter.

Em resumo, os investigadores mostram que o ISRIB previne a resposta ao stress celular ao estabilizar a eIF2B. “Podemos ver com uma resolução quase atómica onde é que a droga se liga à proteína. É realmente incrível ver uma pequena molécula sob um microscópio”, ressalta Walter.

Para a equipz de cientistas, a ação desencadeada por ISRIB nas cobaias mostra o quanto a molécula tem potencial para se tornar um medicamento contra a neurodegeneração em humanos.

“Como o ISRIB aumenta a cognição na aprendizagem espacial, espera-se que este inibidor, ou algum derivado de atuação semelhante, seja útil para aliviar ou retardar algumas das disfunções cognitivas em pacientes com Alzheimer e em pacientes com outros distúrbios neurodegenerativos. Eu acredito que o ISRIB poderá ser uma terapia para muitos distúrbios cognitivos”, explica Walter.

Humanos

A partir da molécula, os cientistas norte-americanos trabalham no desenvolvimento de um medicamento que se tem mostrado promissor para a estimulação cerebral. Análises feitas em cobaias renderam resultados positivos, e os investigadores também conseguiram observar minuciosamente a ação da molécula no órgão das cobaias.

Segundo a equipa, as informações obtidas poderão ajudar na criação de um composto que servirá de base para uma droga a ser usada em humanos contra o Alzheimer e outras doença do género.

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …