Descoberta nova proteína capaz de alterar o ADN e prevenir doenças

Um grupo de investigadores da Universidade de Sevilha, em colaboração com equipas das Universidades de Murcia e Marburg, identificou uma nova proteína que permite recompor o ADN. A proteína em questão chama-se criptocromo, e evoluiu para adquirir essa e outras funções dentro das células.

Segundo o portal Phys, uma das coisas que pode danificar o ADN é a radiação ultravioleta, levando a mutações que perturbam a função celular e podem permitir que as células cancerosas cresçam sem qualquer tipo de controlo.

Contudo, as nossas células têm sistemas auto-restauro do ADN para se defender contra este tipo de danos aos quais o corpo humano está sujeito. Um desses sistemas é baseado numa proteína, a fotoliase, que usa luz azul para reparar danos ao ADN antes este seja sujeito a alterações graves.

Ao longo da evolução, os genes da fotoliase duplicaram-se e especializaram-se, criando novas proteínas: os criptocromos, que aprimoraram a capacidade de receção de luz azul e desempenham agora outras funções nas células. Por exemplo, os criptocromos usam a luz azul como um sinal que regula o ritmo da atividade diária em fungos.

Os autores do estudo, que foi publicado na Current Biology em setembro, descobriram que no fungo Mucor circinelloides, patogénico humano, os criptocromos são a proteína responsável pela recuperação do ADN após a exposição à radiação ultravioleta, função que deve ser desempenhada pela fotoliase.

No mesmo estudo, os investigadores sugerem que os criptocromos neste fungo adquiriram a capacidade de restaurar o ADN durante a evolução de um criptocromo ancestral que não foi capaz de reparar o ADN. Esta descoberta ilustra a forma como as proteínas podem mudar, tendo em conta como as suas funções evoluem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …