A Autoridade Nacional de Protecção Civil contabilizou hoje cerca de 600 ocorrências devido ao vento forte, a maioria relacionadas com a queda de árvores, concentradas sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu.
As 600 ocorrências registaram-se entre as 08:00 de hoje e cerca das 13:00, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Na esmagadora maioria dos casos trata-se de quedas de árvores, embora também existam casos de queda de estruturas, como placards publicitários.
A Protecção Civil registou também “inundações urbanas relacionadas com lençóis de água, que se resolve normalmente com o desentupimento de sarjetas”, acrescentou a mesma fonte.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para todos os distritos do continente entre as 08:00 de hoje e as 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.
A queda de árvores sobre habitações devido ao forte vento desalojou nove pessoas no distrito do Porto sem qualquer registo de feridos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.
/Lusa