Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos.

Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo cheio de pétalas amarelas.

“Na verdade, essa estrutura é a cabeça da flor, ou capitulum, que pode ser composta por centenas de flores, também conhecidas como floretes. As ‘pétalas’ circundantes são floretes diferentes em estrutura e função dos mais próximos do centro”, explicou Paula Elomaa, da Faculdade de Agricultura e Silvicultura da Universidade de Helsínquia.

De acordo com o EurekAlert, esta inflorescência gigante é benéfica, uma vez que atrai os polinizadores. Mas a ordem dos floretes não é, de todo, aleatória: são padronizados em espirais regulares cujo número segue a sequência de Fibonacci, conhecida como proporção divina ou constante dourada.

Esta sequência é uma sucessão de números inteiros, começando por 0 e 1, na qual cada número é a soma dos dois anteriores. Depois do 0 e 1, a sequência prossegue com os números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144… até ao infinito. E quando dividimos um número pelo anterior, obtemos a famosa constante dourada.

Esta constante, normalmente associada à beleza, pode ser encontrada no mundo natural, como em colmeias ou conchas, bem como em variadas obras de arte. Acredita-se que o número dourado tenha sido utilizado para projetar o Partenon, um templo dedicado à deusa Atena construído durante século V a.C na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga.

Na cabeça da flor, o número de espirais à esquerda e à direita é sempre dois números de Fibonacci consecutivos. Os girassóis podem ter até 89 espirais à direita e 144 à esquerda, enquanto a gerbera, outra planta muito estudada da família Asteraceae, tem menos espirais (34/55).

Recentemente, e pela primeira vez, os cientistas analisaram, a nível molecular, como os primórdios florais são modelados em espirais no ponto de crescimento, ou meristema, das gerberas. A equipa teve à sua disposição uma solução técnica cuja utilização na ciência das plantas só poderia ser sonhada há algumas décadas.

O resultado final foi um modelo de computador tridimensional que simula o padrão de uma cabeça de flor real. A equipa descobriu que o meristema da gerbera é padronizado no nível molecular já num estágio em que nenhuma mudança é discernível, até mesmo por um microscópio eletrónico.

Durante o crescimento, os níveis de auxina – a hormona vegetal que determina a posição dos primórdios – aumentam ao máximo em vários locais do meristema.

“O número desses pontos agrupados, chamados de máximos de auxina, aumenta rapidamente à medida que o diâmetro do meristema cresce, seguindo a sequência de Fibonacci“, explicam os cientistas.

“Um novo máximo de auxina é sempre formado entre dois máximos vizinhos e move-se de modo a que esteja sempre mais próximo do mais antigo dos vizinhos. É por isso que as espirais são regulares, mesmo em meristemas que não são totalmente simétricos.”

O estudo, publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que o crescimento da expansão do meristema é o fator que afeta, por exemplo, o eventual número de floretes na cabeça da flor.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …