Projeto polémico critica selfies despropositadas no Memorial do Holocausto

O artista Shanak Shapira combinou fotografias tiradas no Memorial do Holocausto, em Berlim, com imagens dos campos de extermínio nazi. Este projeto polémico tem como objetivo criticar as atitudes inapropriadas dos turistas naquele local.

O projeto é chamado de YOLOCAUST, um trocadilho com a expressão “yolo” (só se vive uma vez) e “holocaust”. Todas selfies utilizadas pelo artista foram encontradas no Facebook, Instagram, Tinder e Grindr.

“Cerca de dez mil pessoas visitam o Memorial aos Judeus Mortos na Europa por dia. Muitos delas tiram fotografias patetas, saltam, andam de skate ou de bicicleta nas 2.711 placas de cimento que estão na estrutura de 19 mil metros quadrados”, afirma Shapira.

“O significado e o papel do Memorial do Holocausto são controversos. Para muitos, as estruturas de cimento cinzentas simbolizam lápides para os 6 milhões de judeus que foram assassinados e enterrados em valas comuns, ou a cinza criada quando eles foram queimados nos campos de extermínio”, lê-se no site da iniciativa.

A Yolocaust foi criada de forma extremamente satírica, pois os turistas aparecem em diferentes posições em frente ao local onde diversas pessoas terão sido mortas nos campos de concentração.

As selfies e fotografias observadas no site parecem normais, mas ao passar o cursor do rato por cima delas, a cena muda. Para Shahak, esta é uma maneira de mostrar as atitudes tão desrespeitadoras dos turistas num local relacionado com um acontecimento tão trágico.

Qualquer indivíduo que se sinta envergonhado com a divulgação da sua fotografia pode pedir para que seja retirada. Basta enviar um email para undouche.me@yolocaust.de – endereço que se pode traduzir por algo como “desidiotiza-me“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …