Projecto paisagístico da Foz do Arelho em atlas mundial

O projecto de requalificação das arribas da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, da arquitecta Nádia Schilling, foi escolhido para integrar um atlas mundial e vai ser publicado em revistas de vários países do mundo, revelou a arquitecta.

O projecto, que visa requalificar cerca de 800 metros de arribas e sistema de dunas na praia da Foz do Arelho, só deverá estar concluído em Maio, mas as imagens publicadas no site da autora, “estão a gerar o interesse de publicações de vários países”, disse à agência Lusa a arquitecta paisagística, Nádia Schilling.

O interesse intensificou-se desde o último verão, quando a arquitecta actualizou as imagens do projecto na sua página de internet e foi surpreendida, em Novembro, com um mail de uma editora que a convidava a “integrar o projecto numa vasta selecção de projectos incríveis espalhados pelo mundo”.

Aceite o convite da editora suíça Braun, o projecto vai ser publicado em Abril no “Atlas of World Landscape Architecture”, que terá distribuição mundial.

nschilling / linkedin

A arquitecta paisagística Nadia Schilling

A arquitecta paisagística Nadia Schilling

Mas até lá, as fotos da intervenção vão correndo mundo, na versão impressa ou online.

Em Dezembro, o projecto foi publicado na revista World Landscape Architecture e a 18 de Janeiro na Plataforma Arquitectura, uma publicação online espanhola que “em dois dias atingiu muitas visualizações, 2200 likes (gostos), e muitas partilhas nas redes sociais”, recordou a arquitecta que desde então tem sido “surpreendida com vários pedidos de publicação”.

A última publicação foi esta semana em português, no Archdaily, no Brasil.

Em Fevereiro, a requalificação das arribas será dada a conhecer no Médio Oriente, através da revista Landscape ME, com sede no Dubai e, na Dinamarca, onde o trabalho tem publicação garantida na “Grønt Miljø”.

Ainda em Fevereiro será publicado pela Topos Magazine, “uma das melhores e mais antigas revistas de arquitectura e de arquitectura paisagista”, que Nádia considerou ser “uma honra” interessar-se pelo seu trabalho.

E como se não bastasse, a autora foi ainda foi ainda contactada pela revista online de design, “The Gooood Team”, que diz chegar “a 1,3 milhões de visitas por mês e que tem duplicado este número a cada seis meses”.

Satisfeita com o interesse despertado pelo seu trabalho, Nádia Schilling divide os méritos com “a magnífica paisagem” e a “vista incrível” do local para onde projectou passadiços e áreas de contemplação nos sete miradouros naturais da Foz do Arelho.

O projecto, encomendado pela Câmara das Caldas da Rainha e pela Agência Portuguesa de Ambiente, foi iniciado em Setembro de 2008, mas a obra só foi iniciada em Janeiro de 2012.

A falência da empresa à qual foi adjudicada a requalificação ditou a paragem do projecto, actualmente em fase de adjudicação a um novo empreiteiro para que possa estar concluída até Maio deste ano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …