Projecto paisagístico da Foz do Arelho em atlas mundial

O projecto de requalificação das arribas da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, da arquitecta Nádia Schilling, foi escolhido para integrar um atlas mundial e vai ser publicado em revistas de vários países do mundo, revelou a arquitecta.

O projecto, que visa requalificar cerca de 800 metros de arribas e sistema de dunas na praia da Foz do Arelho, só deverá estar concluído em Maio, mas as imagens publicadas no site da autora, “estão a gerar o interesse de publicações de vários países”, disse à agência Lusa a arquitecta paisagística, Nádia Schilling.

O interesse intensificou-se desde o último verão, quando a arquitecta actualizou as imagens do projecto na sua página de internet e foi surpreendida, em Novembro, com um mail de uma editora que a convidava a “integrar o projecto numa vasta selecção de projectos incríveis espalhados pelo mundo”.

Aceite o convite da editora suíça Braun, o projecto vai ser publicado em Abril no “Atlas of World Landscape Architecture”, que terá distribuição mundial.

nschilling / linkedin

A arquitecta paisagística Nadia Schilling

A arquitecta paisagística Nadia Schilling

Mas até lá, as fotos da intervenção vão correndo mundo, na versão impressa ou online.

Em Dezembro, o projecto foi publicado na revista World Landscape Architecture e a 18 de Janeiro na Plataforma Arquitectura, uma publicação online espanhola que “em dois dias atingiu muitas visualizações, 2200 likes (gostos), e muitas partilhas nas redes sociais”, recordou a arquitecta que desde então tem sido “surpreendida com vários pedidos de publicação”.

A última publicação foi esta semana em português, no Archdaily, no Brasil.

Em Fevereiro, a requalificação das arribas será dada a conhecer no Médio Oriente, através da revista Landscape ME, com sede no Dubai e, na Dinamarca, onde o trabalho tem publicação garantida na “Grønt Miljø”.

Ainda em Fevereiro será publicado pela Topos Magazine, “uma das melhores e mais antigas revistas de arquitectura e de arquitectura paisagista”, que Nádia considerou ser “uma honra” interessar-se pelo seu trabalho.

E como se não bastasse, a autora foi ainda foi ainda contactada pela revista online de design, “The Gooood Team”, que diz chegar “a 1,3 milhões de visitas por mês e que tem duplicado este número a cada seis meses”.

Satisfeita com o interesse despertado pelo seu trabalho, Nádia Schilling divide os méritos com “a magnífica paisagem” e a “vista incrível” do local para onde projectou passadiços e áreas de contemplação nos sete miradouros naturais da Foz do Arelho.

O projecto, encomendado pela Câmara das Caldas da Rainha e pela Agência Portuguesa de Ambiente, foi iniciado em Setembro de 2008, mas a obra só foi iniciada em Janeiro de 2012.

A falência da empresa à qual foi adjudicada a requalificação ditou a paragem do projecto, actualmente em fase de adjudicação a um novo empreiteiro para que possa estar concluída até Maio deste ano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …