/

Projecto paisagístico da Foz do Arelho em atlas mundial

O projecto de requalificação das arribas da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, da arquitecta Nádia Schilling, foi escolhido para integrar um atlas mundial e vai ser publicado em revistas de vários países do mundo, revelou a arquitecta.

O projecto, que visa requalificar cerca de 800 metros de arribas e sistema de dunas na praia da Foz do Arelho, só deverá estar concluído em Maio, mas as imagens publicadas no site da autora, “estão a gerar o interesse de publicações de vários países”, disse à agência Lusa a arquitecta paisagística, Nádia Schilling.

O interesse intensificou-se desde o último verão, quando a arquitecta actualizou as imagens do projecto na sua página de internet e foi surpreendida, em Novembro, com um mail de uma editora que a convidava a “integrar o projecto numa vasta selecção de projectos incríveis espalhados pelo mundo”.

Aceite o convite da editora suíça Braun, o projecto vai ser publicado em Abril no “Atlas of World Landscape Architecture”, que terá distribuição mundial.

nschilling / linkedin

A arquitecta paisagística Nadia Schilling

A arquitecta paisagística Nadia Schilling

Mas até lá, as fotos da intervenção vão correndo mundo, na versão impressa ou online.

Em Dezembro, o projecto foi publicado na revista World Landscape Architecture e a 18 de Janeiro na Plataforma Arquitectura, uma publicação online espanhola que “em dois dias atingiu muitas visualizações, 2200 likes (gostos), e muitas partilhas nas redes sociais”, recordou a arquitecta que desde então tem sido “surpreendida com vários pedidos de publicação”.

A última publicação foi esta semana em português, no Archdaily, no Brasil.

Em Fevereiro, a requalificação das arribas será dada a conhecer no Médio Oriente, através da revista Landscape ME, com sede no Dubai e, na Dinamarca, onde o trabalho tem publicação garantida na “Grønt Miljø”.

Ainda em Fevereiro será publicado pela Topos Magazine, “uma das melhores e mais antigas revistas de arquitectura e de arquitectura paisagista”, que Nádia considerou ser “uma honra” interessar-se pelo seu trabalho.

E como se não bastasse, a autora foi ainda foi ainda contactada pela revista online de design, “The Gooood Team”, que diz chegar “a 1,3 milhões de visitas por mês e que tem duplicado este número a cada seis meses”.

Satisfeita com o interesse despertado pelo seu trabalho, Nádia Schilling divide os méritos com “a magnífica paisagem” e a “vista incrível” do local para onde projectou passadiços e áreas de contemplação nos sete miradouros naturais da Foz do Arelho.

O projecto, encomendado pela Câmara das Caldas da Rainha e pela Agência Portuguesa de Ambiente, foi iniciado em Setembro de 2008, mas a obra só foi iniciada em Janeiro de 2012.

A falência da empresa à qual foi adjudicada a requalificação ditou a paragem do projecto, actualmente em fase de adjudicação a um novo empreiteiro para que possa estar concluída até Maio deste ano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.