Programadores, operadores de caixa: os empregos que os portugueses procuram

Números do terceiro trimestre deste ano mostram menos ofertas em relação ao segundo trimestre. Comparação com 2021 continua a ser diferente.

O número de ofertas de emprego em Portugal baixou no terceiro trimestre deste ano.

O estudo da Fundação José Neves mostra que, entre Julho e Setembro de 2022, houve menos 5% de ofertas de emprego em comparação com o trimestre anterior.

A plataforma Brighter Future compara e relacionaa informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.

A comparação com 2021 continua a ser muito diferente, sobretudo devido à pandemia. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, há mais 52% de ofertas de emprego.

Por exemplo, no primeiro trimestre de 2022 houve mais 62% de ofertas de emprego, em relação aos últimos três meses de 2021.

Entre o último trimestre de 2021 e o terceiro trimestre de 2022 o crescimento foi de 60%.

Ainda nessa comparação com o ano passado, as profissões onde se registaram maior aumento de ofertas fora: empregados de centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares, empregados de agências de viagens e pessoal de informação administrativa – aumento de mais de 200%, face ao mesmo trimestre de 2021.

Vendedores e encarregados de lojas e operadores de caixas e outros trabalhadores relacionados com vendas também viram as ofertas subir (mais de 1.000) em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

No outro extremo, há menos possibilidades de emprego nestes sectores: vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques, oficiais maquinistas, de convés e pilotos de navios, pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais.

Também baixaram as ofertas para: biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados, assim como técnicos da agricultura, produção animal, silvicultura e ciências da vida.

Entre Julho e Setembro deste ano, a maioria dos portugueses procurou sobretudo por ofertas de emprego em programadores de software, operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas, empregados de mesa e bar, analistas de sistemas e representantes comerciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.