Programa “Supernanny” da SIC pode violar direitos das crianças

O programa “Supernanny” da SIC apresenta um “elevado risco” de “violar os direitos das crianças”, alerta a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

Esta posição da CNPDPCJ, divulgada pela agência Lusa, surge depois da estreia de “Supernanny“, o novo programa da SIC para as noites de domingo. Trata-se de um reality show no qual uma psicóloga clínica se desloca a casa de uma família para ajudar os pais a controlarem a rebeldia dos filhos.

Para a CNPDPCJ, o programa revela “um elevado risco” de “violar os direitos das crianças”, especificamente quanto ao “direito à sua imagem, à reserva da sua vida privada e à sua intimidade”.

A Comissão entende que o programa é “manifestamente contrário ao superior interesse da criança, podendo produzir efeitos nefastos na sua personalidade, imediatos e a prazo”.

O programa da SIC já levou à apresentação de diversas queixas na CNPDPCJ, confirma esta entidade, notando que remeteu ao canal televisivo a sua “preocupação face a este tipo de formato e conteúdos solicitando uma intervenção com vista à salvaguarda do superior interesse da criança”.

(dr) Channel 4

Formato com origem no Reino Unido, “Supernanny” é exibido em vários países – agora também em Portugal, na SIC

Também enviou um pedido de análise do caso para a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e endereçou o episódio deste domingo para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) para “avaliação e acompanhamento do caso” específico abordado.

A “Supernanny” do programa, Teresa Paula Marques, que ajuda os pais a ultrapassarem os problemas com os seus filhos, durante o reality show, remete para a produtora Warner Bros. TV Portugal e para a SIC quaisquer esclarecimentos.

“Não estou no programa como psicóloga”, refere em declarações ao Observador. Teresa Paula Marques, de 51 anos, é psicóloga clínica, já fez mediação familiar e escreveu vários livros sobre aconselhamento parental.

Quanto à questão da violação da privacidade e dos direitos das crianças que aparecem no programa, a psicóloga clínica nota que “é um problema da SIC”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois eu achei o programa fantástico, uma grande escola de Pais e uma ajuda enorme para aqueles que não sabem mais o que hão-de fazer com os «tiranos» que têm em casa. Conheço algumas mulheres que depois de passarem pela experiência de serem Mães nestes tempos de «direitos» sem deveres, reconhecem dramaticamente, que se soubessem o que sabem hoje, nunca teriam tido os filhos. Eu, que sou avó, digo o mesmo, que desgastante é ter filhos nestes tempos e netos, digo eu!!

  2. Penso que o programa é lúdico e a mim como mãe já me ajudou bastante. Em contrário a comissão de menores só se preocupa com aquilo que não deve e o que realmente importa, crianças mal tratadas, violência psicológica etc, ignoram, assim como o meu caso que pedi ajuda e sem averiguarem arquivaram o processo.
    Agora protestam conta um programa que quem participa tem plena liberdade para o fazer. Vejam os caso que passaram a publico, só agem depois do mal estar consomado.

RESPONDER

Alemães e ingleses recolheram pistas em Portugal para tentar chegar ao corpo de Maddie

Elementos das polícias alemã e inglesas estiveram no nosso país, no final de Setembro, para uma reunião com investigadores portugueses com o intuito de recolher dados sobre Christian Brueckner que é suspeito de ter raptado …

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …