Profissões mais exigentes protegem melhor a memória

Há profissões que, além dos benefícios financeiros ou de bem-estar que possam trazer, deixam um legado igualmente estimulante após entrada na reforma.

É o que conclui uma pesquisa da Universidade Heriot-Watt, de Edimburgo, na Escócia. Determinadas profissões, pela sua complexidade, ajudam as pessoas a fortalecer a sua memória para o resto da vida.

O estudo, que examinou mais de mil escoceses com 70 anos, indica que as pessoas que desempenharam profissões mais exigentes tiveram melhores resultados em provas mentais que avaliam a sua capacidade na retenção de informações.

Os participantes do estudo passaram por testes que incidiram na sua memória, velocidade de processamento de informações e habilidade mental, além de preencherem formulários que descreviam as suas atividades profissionais.

A análise dos resultados mostra que as pessoas que trabalharam como advogados, designers gráficos, gerentes, negociadores, processadores de dados, instrutores e professores obtiveram resultados melhores nas avaliações de memória.

Já os piores resultados corresponderam àqueles que assumiram postos como os de operário, encadernador ou que se dedicaram a atividades têxteis.

Trabalho protege o cérebro

O estudo indica que quanto mais estimulante for o ambiente de trabalho, melhores serão as condições para construir uma “reserva cognitiva” que ajude o cérebro a diminuir os efeitos que vêm com o passar dos anos.

Os investigadores estudaram os resultados de provas realizadas pelos mesmos entrevistados em 1947, quando tinham 11 anos de idade.

Dessa forma perceberam a associação entre ter um trabalho estimulante e conservar a boa capacidade cognitiva durante a reforma.

“Os resultados ajudaram a identificar os tipos de exigências profissionais que ajudam a preservar a memória e as habilidades mentais”, disse à BBC Alan Gow, que liderou a pesquisa.

O médico afirmou que a avaliação do coeficiente intelectual das pessoas aos 11 anos de idade explica 50% das mudanças na capacidade de pensamento que acontecem com o envelhecimento.

“Isto significa que pessoas com capacidades cognitivas mais altas tendem a trabalhar em profissões complexas. Mas também mostra que trabalhar em ofícios como estes melhora as capacidades mentais”, disse Gow.

Mudanças no cérebro

Ainda que o estudo não aborde razões biológicas que mostrem a razão pela qual certos trabalhos protegem o cérebro, o estudo traz explicações possíveis sobre como reduzir os danos produzidos com o passar do tempo.

Segundo o doutor Simon Ridley, chefe de investigaçõse no Alzheimer’s Research, no Reino Unido, este estudo traz mais evidências sobre os fatores que afetam o cérebro quando envelhecemos.

“Manter o cérebro ativo ao longo da vida é muito útil, assim como ter diferentes trabalhos também tem um papel importante na capacidade mental das pessoas”, comenta.

Para Ridley, no entanto, o estudo lança mais evidências sobre a associação entre o trabalho e a capacidade cognitiva depois da reforma do que sobre os efeitos das profissões sobre as pessoas.

Neste sentido, a equipa de investigação pretende dedicar-se a estudar a forma como o estilo de vida e a interação no ambiente de trabalho podem influenciar na memória.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …