Professores obrigados a devolver subsídio após erro das autarquias

click / morguefile.com

A Segurança Social está a chamar centenas de professores de Actividades Extra-curriculares, contratados entre 2011 e 2013, para que estes devolvam parte do subsídio de desemprego que receberam. Isto por causa de um erro de algumas autarquias.

O Jornal de Notícias nota que estão em causa “os professores que leccionaram, entre Janeiro de 2011 e Junho de 2013, actividades extra-curriculares no 1º Ciclo” e o facto de as autarquias implicadas terem declarado indevidamente o respectivo tempo de trabalho.

Na base do erro está um decreto regulamentar de 3 de Janeiro de 2011 que determinou que, nos casos de trabalho parcial, seja declarado um dia de trabalho por cada seis horas ao invés de se contabilizarem como base as 35 horas, como acontecia antes.

Esta alteração não foi feita por algumas autarquias, nomeadamente a de Braga, onde o presidente da Câmara Ricardo Rio já admitiu a lacuna.

Assim, os docentes estão a ser chamados pela Segurança Social para rectificarem os dias de trabalho contabilizados para os descontos, o que terá reflexos negativos nos valores a que teriam direito de subsídio de desemprego.

No concelho de Braga já terão sido apresentadas 45 queixas, de acordo com o JN, mas os professores afectados poderão chegar aos 300 a 400.

Haverá também casos no Porto, em Matosinhos e em Guimarães.

Os valores de subsídio de desemprego a devolver andarão, nalguns casos, nos 7 mil euros. Em Braga as verbas serão em média de 5 mil euros, revela Ricardo Rio à TSF.

O autarca bracarense explicou a esta Rádio que o problema se verificou porque estes professores “foram considerados técnicos e isso levou a que o seu estatuto remuneratório fosse indexado não às 25 horas dos docentes, mas às 35 horas dos profissionais da administração pública, à data”.

“Depois, a autarquia não fez corresponder as declarações para a Segurança Social a esse estatuto remuneratório contratual”, salienta Ricardo Rio.

Apesar de a lacuna ter sido da autarquia, o presidente da Câmara de Braga já rejeitou a possibilidade de ser esta a assumir os valores a devolver à Segurança Social com o argumento de que não há “enquadramento legal” para o fazer.

 ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora quem errou que devolva, então as pessoas fazem a sua vida e agora tinham de se empenhar para devolver dinheiro que fazia parte dos seus recebimentos, ora essa só neste Pais .

  2. Alias deviam ter calado bem o biquito e assumir este erro e nem deixar este assunto sair para fora pois é uma vergonha para o sector estado.

  3. Coitadinhos dos professores…

    A mim sempre me ensinaram a só querer o que é meu, estou mesmo a ver que o Sr. João nos comentários acima deve regalar os olhos cada vez que alguém se engana no troco, a mim ensinaram-me a devolver.

    Certamente os professores não repararam no “pequeno” erro a seu favor, se fosse 10 cêntimos contra eles era um escândalo, como foi a mais meteram para o bolso e calaram bem caladinho.

    • Ah?!
      E não te ensinaram a não falar sem saber?!
      Foi pena… assim evitavas fazer cenas tristes como esse teu cometário sem sentido…

  4. Caro João. Quer em sede de IRS ou IRC o estado tem o direito de regularizar as contas com os contribuintes. Neste caso é praticamente o mesmo… Desde o PREC até aos nossos dias os professores são uma das classes mais reindivicativas mas também mais abusadoras e até, a meu ver, causadores também, dos desequilíbrios que agora se vivem. Se trabalhassem a mesma carga horária dos restantes funcionários públicos ou se ao menos fossem pagos de acordo com essa carga horária, teriam de devolver muito mais dinheiro ao resto dos portugueses.

    • …E isso é ‘produtividade’ outra coisa é competência o que condiciona fortemente aquela por muito que se flexibilize o tomado – saturado – mercado do ensino público em Portugal

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …