Professores obrigados a devolver subsídio após erro das autarquias

click / morguefile.com

A Segurança Social está a chamar centenas de professores de Actividades Extra-curriculares, contratados entre 2011 e 2013, para que estes devolvam parte do subsídio de desemprego que receberam. Isto por causa de um erro de algumas autarquias.

O Jornal de Notícias nota que estão em causa “os professores que leccionaram, entre Janeiro de 2011 e Junho de 2013, actividades extra-curriculares no 1º Ciclo” e o facto de as autarquias implicadas terem declarado indevidamente o respectivo tempo de trabalho.

Na base do erro está um decreto regulamentar de 3 de Janeiro de 2011 que determinou que, nos casos de trabalho parcial, seja declarado um dia de trabalho por cada seis horas ao invés de se contabilizarem como base as 35 horas, como acontecia antes.

Esta alteração não foi feita por algumas autarquias, nomeadamente a de Braga, onde o presidente da Câmara Ricardo Rio já admitiu a lacuna.

Assim, os docentes estão a ser chamados pela Segurança Social para rectificarem os dias de trabalho contabilizados para os descontos, o que terá reflexos negativos nos valores a que teriam direito de subsídio de desemprego.

No concelho de Braga já terão sido apresentadas 45 queixas, de acordo com o JN, mas os professores afectados poderão chegar aos 300 a 400.

Haverá também casos no Porto, em Matosinhos e em Guimarães.

Os valores de subsídio de desemprego a devolver andarão, nalguns casos, nos 7 mil euros. Em Braga as verbas serão em média de 5 mil euros, revela Ricardo Rio à TSF.

O autarca bracarense explicou a esta Rádio que o problema se verificou porque estes professores “foram considerados técnicos e isso levou a que o seu estatuto remuneratório fosse indexado não às 25 horas dos docentes, mas às 35 horas dos profissionais da administração pública, à data”.

“Depois, a autarquia não fez corresponder as declarações para a Segurança Social a esse estatuto remuneratório contratual”, salienta Ricardo Rio.

Apesar de a lacuna ter sido da autarquia, o presidente da Câmara de Braga já rejeitou a possibilidade de ser esta a assumir os valores a devolver à Segurança Social com o argumento de que não há “enquadramento legal” para o fazer.

 ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora quem errou que devolva, então as pessoas fazem a sua vida e agora tinham de se empenhar para devolver dinheiro que fazia parte dos seus recebimentos, ora essa só neste Pais .

  2. Alias deviam ter calado bem o biquito e assumir este erro e nem deixar este assunto sair para fora pois é uma vergonha para o sector estado.

  3. Coitadinhos dos professores…

    A mim sempre me ensinaram a só querer o que é meu, estou mesmo a ver que o Sr. João nos comentários acima deve regalar os olhos cada vez que alguém se engana no troco, a mim ensinaram-me a devolver.

    Certamente os professores não repararam no “pequeno” erro a seu favor, se fosse 10 cêntimos contra eles era um escândalo, como foi a mais meteram para o bolso e calaram bem caladinho.

    • Ah?!
      E não te ensinaram a não falar sem saber?!
      Foi pena… assim evitavas fazer cenas tristes como esse teu cometário sem sentido…

  4. Caro João. Quer em sede de IRS ou IRC o estado tem o direito de regularizar as contas com os contribuintes. Neste caso é praticamente o mesmo… Desde o PREC até aos nossos dias os professores são uma das classes mais reindivicativas mas também mais abusadoras e até, a meu ver, causadores também, dos desequilíbrios que agora se vivem. Se trabalhassem a mesma carga horária dos restantes funcionários públicos ou se ao menos fossem pagos de acordo com essa carga horária, teriam de devolver muito mais dinheiro ao resto dos portugueses.

    • …E isso é ‘produtividade’ outra coisa é competência o que condiciona fortemente aquela por muito que se flexibilize o tomado – saturado – mercado do ensino público em Portugal

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …