/

Professores manifestam-se na AR, galerias evacuadas

Carlos Luis M C da Cruz / Wikimedia

Palácio de São Bento (Assembleia da República), em Lisboa,  aspecto da galeria. (foto: Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia)

Palácio de São Bento (Assembleia da República), em Lisboa, aspecto da galeria. (foto: Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia)

Agentes da PSP retiraram hoje das galerias da Assembleia da República algumas dezenas de professores que protestaram contra a proposta do Governo de realizar uma prova de avaliação de conhecimentos para docentes contratados.

No final do debate sobre o pedido de apreciação parlamentar do PCP ao decreto do Governo que altera o Estatuto da Carreira Docente, os manifestantes começaram por se levantar dos seus lugares, ficando de pé, em silêncio.

Depois, alguns dos professores gritaram “mentirosos”, dirigindo-se aos membros do Governo que entretanto saiam do hemiciclo, enquanto outros docentes mostraram pequenos letreiros onde se lia “juntos contra a prova”.

A vice-presidente da Assembleia da República e deputada do CDS-PP, Teresa Caeiro, que substituía Assunção Esteves na presidência da sessão plenária, pediu aos agentes policiais “celeridade” na acção de retirarem os manifestantes do hemiciclo.

“Todos os cidadãos são bem-vindos ao parlamento desde que cumpram as respectivas normas. Mas esses cidadãos não estão a cumprir as normas do parlamento”, salientou Teresa Caeiro.

Antes destes incidentes, as bancadas do PCP e do Bloco de Esquerda tinham pedido à presidente da Assembleia República, Assunção Esteves, para que o grupo de cidadãos que acabou por ser expulso das galerias pudesse entrar na Assembleia da República.

Em frente da Assembleia da República estão concentrados milhares de professores.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.