Professores fazem prova de avaliação nas férias da Páscoa

allio / Flickr

-

Os professores vão realizar a componente específica da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) nas férias da Páscoa, entre os dias 25 e 27 de março, segundo um despacho publicado quarta-feira em Diário da República.

Depois de terem feito a componente comum a 19 de dezembro, os docentes que ficaram aprovados deverão realizar dentro de um mês a segunda fase da PACC, condição obrigatória para se poderem candidatar a dar aulas.

As datas das diferentes provas – consoante as disciplinas e anos a que dão aulas – estão marcadas para os dias 25, 26 e 27 de março, segundo o despacho datado de quarta-feira e assinado pelo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Segundo o diploma que define o calendário a aplicar no atual ano letivo (2014-2015), no dia 25 realizam-se as provas específicas de Português, Alemão e Francês do 3º ciclo e secundário, mas também de Matemática do 1º e 2º ciclo, entre outras.

A realização das provas poderá ficar marcada pela greve de professores, já que durante o passado fim-de-semana sete organizações sindicais convocaram para todo o mês de março uma greve nacional ao serviço relacionado com a PACC.

As organizações contestam “todo o serviço que se prenda com a eventual insistência do MEC em submeter professores e educadores devidamente qualificados, muitos deles com provas já dadas no exercício da profissão, a uma prova que nada demonstra sobre a competência para serem o que são: docentes profissionalizados”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.