/

Professora de português absolvida de passar enunciado de exame a aluna

Marcos Santos / USP Imagens

A professora de português Edviges Ferreira foi, no passado mês de novembro, absolvida de ter dado a uma aluna o enunciado do exame nacional da disciplina que lecionava, avança o Público, dando conta que o caso remonta a 2017. 

De acordo com o matutino, o Tribunal Criminal de Lisboa invocou, na sentença, o princípio que manda absolver o réu em caso de dúvida.

A juíza recordou que a aluna que terá tido acesso à prova, que era explicanda de Edviges Ferreira, teve um mau desempenho no exame, 9,5 valores, e que um universo de 54 pessoas teve potencialmente acesso aos exames durante o processo de elaboração.

“Não é crível que uma aluna que soubesse especificamente os temas que iriam sair no exame apresentasse tão parca classificação”, pode ler-se na sentença.

O Ministério Público (MP) afirmou que vai recorrer da decisão. “O Instituto de Avaliação Educativa, que é a entidade participante e que se constituiu como assistente no processo-crime, vai recorrer da decisão de primeira instância”, disse a tutela.

 

Edviges Ferreira foi acusada em 2017 pelo MP pelos crimes de violação de segredo por funcionário e de abuso de poder. Ainda antes de o julgamento começar, em 2019, a docente foi despedida pelo Ministério da Educação, no âmbito de um processo disciplinar.

As suspeitas sobre a professoram começaram depois de se ter tornado pública uma gravação áudio partilhada pelo Whatsapp por uma estudante: “Ó malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo e só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive. E pediu para ela treinar também uma composição sobre a importância da memória…”.

Em tribunal, a aluna em causa disse que ouviu a informação que consta na mensagem numa tabacaria e que inventou a parte de ter falado com uma amiga para dar mais credibilidade à informação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.