Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos.

A pandemia de covid-19 fez com que cada vez mais pessoas usassem produtos de limpeza para desinfetar superfícies e roupas. Alguns destes produtos, como lenços, sprays, detergentes, sabonetes e desinfetantes, são perfumados.

No entanto, um comentário de um especialista publicado na revista científica The Lancet analisou alguns dos melhores estudos sobre transmissão por contacto com superfícies e concluiu que os riscos de uma pessoa ser infetada pelo novo coronavírus por tocar em superfícies contaminadas são “exagerados”.

Especialistas dizem que muitos dos químicos nos produtos de limpeza perfumados estão associados a danos à saúde que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. Para piorar a situação, podem até mesmo contribuir para alguns riscos relacionados com a covid-19, escreve o Elemental.

Há muito tempo que os químicos que concedem um ar perfumado aos produtos preocupam os investigadores. “Uma fonte primária de poluentes do ar em interiores são os produtos de consumo com fragrâncias, como purificadores de ar e produtos de limpeza”, lê-se numa análise publicada recentemente na revista Air Quality, Atmosphere & Health

Produtos com fragrâncias ou perfumados referem-se tipicamente a uma mistura de até dezenas de químicos, que não têm de ser obrigatoriamente revelados.

Há uma lista com milhares de químicos aprovados para uso em produtos de consumo. Há dez anos, a lista incluía apenas um ftalato, enquanto hoje inclui vários. Os ftalatos são um tipo de substância química que estudos associaram a um risco elevado de cancro da mama, redução da fertilidade e asma.

“Algo que as pessoas ficam sempre admiradas ao saber é que apenas uma minoria dos produtos químicos nos produtos são testados exaustivamente quanto à toxicidade”, diz a investigadora do Silent Spring Institute, Robin Dodson.

“As empresas têm permissão para colocar produtos químicos em produtos que não foram totalmente avaliados quanto à segurança e, muitas vezes, esses produtos químicos só são sinalizados como prejudiciais após avaliação por cientistas independentes”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …