Produtos cosméticos para bebés têm ingredientes de alto risco

dontshoot.me! / Flickr

Um estudo revela que os produtos cosméticos para bebés contêm ingredientes de alto risco, passíveis de provocarem alergias e efeitos tóxicos.

A organização não-governamental Women in Europe for a Common Future (WECF) analisou 341 produtos cosméticos para bebés que estão à venda em França (e potencialmente na maior parte dos países da Europa, incluindo Portugal), em farmácias, parafarmácias, supermercados e lojas orgânicas.

Entre os produtos testados estão leites de limpeza, loções, champôs, produtos de banho, óleos, toalhitas de bebé, águas de limpeza e protectores solares, conforme refere a WECF num comunicado, onde frisa que encontrou ingredientes de “alto risco” em 299 produtos.

Entre estas substâncias estão um “alergénio de contacto (metilisotiazolinona)”, que é usado como conservador na cosmética e que provoca alergia, e que foi detectado em 19 produtos, incluindo sete marcas de toalhitas.

A WECF encontrou ainda um conservador suspeito de provocar efeitos tóxicos (fenoxietanol) em 54 produtos, incluindo 26 marcas de toalhitas, e perfumes ou fragrâncias em 226 produtos que implicam “riscos potenciais de alergias”.

Além destes ingredientes de alto risco, foram detectadas no estudo substâncias de “risco moderado” em 181 produtos, designadamente componentes para formar espuma (EDTA), componentes de sulfato (“Laureth” e “Lauryl Sulfate”), derivados do petróleo e nano-partículas, cujos efeitos não são ainda devidamente conhecidos.

Perante estes dados, a organização apela a que os três ingredientes de alto risco mencionados sejam “banidos de todos os cosméticos para crianças com menos de três anos” e que haja uma “restrição” no uso das substâncias de risco moderado.

A WECF ainda apela a uma melhor rotulagem dos produtos, notando que os alergénios de contacto devem estar devidamente identificados na composição dos produtos, de modo a que os consumidores percebam do que se trata.

Fica ainda o conselho da organização aos pais para que limitem ao mínimo o uso de cosméticos nos bebés e de que evitem os produtos perfumados.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que novidade realmente…Então se os produtos para bebé têm essas porcarias, imaginem os dos adultos.

    “Se não podes comer, não metas na pele” , tão simples quanto isto.

    Adultos, cultivem-se, leiam TODOS OS RÓTULOS e procurem saber o que é cada palavrão que lá está. Basta o google.

RESPONDER

Morreu a primeira mulher portuguesa a integrar um Governo

Maria Teresa Cárcomo Lobo foi nomeada subsecretária de Estado da Saúde em agosto de 1970 por Marcelo Caetano. Morreu este mês no Rio de Janeiro, no Brasil, aos 89 anos. A notícia da morte de Maria …

Putin, o espião soviético, tinha cartão de identificação da secreta alemã

Quando era membro do KGB, o Presidente russo estava colocado em Dresden, na Alemanha. Agora, descobriu-se nos arquivos que tinha também identidade da Stasi. Foi encontrado nos arquivos da polícia secreta, em Dresden, um cartão de …

Ataque em Estrasburgo. Número de vítimas mortais sobe para quatro

Um dos feridos do atentado de terça-feira em Estrasburgo morreu esta sexta-feira, elevando para quatro o número total de vítimas mortais, anunciou a Procuradoria de Paris. Duas pessoas morreram no próprio dia do ataque, depois de …

Preço do pão pode aumentar no próximo ano

O preço do pão poderá subir em 2019, acompanhando o aumento do salário mínimo e do valor da matéria-prima, disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares do …

Auditorias sobre fogos de 2017 ainda não estão prontas

Quase um ano e meio depois dos incêndios que assolaram o país em 2017, as inspeções e processos disciplinares destinados a apurar responsabilidades que correm na Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) não estão ainda …

PJ detém suspeito de 160 crimes informáticos por tentar clonar cartões multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de 160 crimes de burla informática e associação criminosa por ter instalado dispositivos em máquinas multibanco para capturar dados das bandas magnéticas e códigos de acesso para …

Falhas do piloto na origem da queda de avioneta na praia da Caparica

Falhas na gestão da emergência e quebra de procedimentos pelo piloto instrutor levaram à aterragem do Cessna 152 numa praia da Costa de Caparica, Almada, em agosto de 2017, causando a morte a duas pessoas, …

Greve do Metro do Porto desconvocada após acordo

A greve na Metro do Porto, marcada para os dias 17 e 31 de dezembro, foi desconvocada depois de a empresa ter chegado a acordo com o Sindicato dos Maquinistas de Caminho-de-Ferro. A greve dos profissionais …

Parlamento aprova benefícios fiscais para arrendamento de longa duração

O parlamento aprovou esta quinta-feira, na generalidade, quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento, destacando-se a atribuição de benefícios fiscais a contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão …

Moção de censura contra governo francês foi rejeitada

A Assembleia Nacional francesa rejeitou a moção de censura das esquerdas contra o governo de Édouard Philippe, pela gestão da crise dos "coletes amarelos", votada apenas por 70 deputados. Com esta moção, os três grupos de …