Produtos cosméticos para bebés têm ingredientes de alto risco

dontshoot.me! / Flickr

Um estudo revela que os produtos cosméticos para bebés contêm ingredientes de alto risco, passíveis de provocarem alergias e efeitos tóxicos.

A organização não-governamental Women in Europe for a Common Future (WECF) analisou 341 produtos cosméticos para bebés que estão à venda em França (e potencialmente na maior parte dos países da Europa, incluindo Portugal), em farmácias, parafarmácias, supermercados e lojas orgânicas.

Entre os produtos testados estão leites de limpeza, loções, champôs, produtos de banho, óleos, toalhitas de bebé, águas de limpeza e protectores solares, conforme refere a WECF num comunicado, onde frisa que encontrou ingredientes de “alto risco” em 299 produtos.

Entre estas substâncias estão um “alergénio de contacto (metilisotiazolinona)”, que é usado como conservador na cosmética e que provoca alergia, e que foi detectado em 19 produtos, incluindo sete marcas de toalhitas.

A WECF encontrou ainda um conservador suspeito de provocar efeitos tóxicos (fenoxietanol) em 54 produtos, incluindo 26 marcas de toalhitas, e perfumes ou fragrâncias em 226 produtos que implicam “riscos potenciais de alergias”.

Além destes ingredientes de alto risco, foram detectadas no estudo substâncias de “risco moderado” em 181 produtos, designadamente componentes para formar espuma (EDTA), componentes de sulfato (“Laureth” e “Lauryl Sulfate”), derivados do petróleo e nano-partículas, cujos efeitos não são ainda devidamente conhecidos.

Perante estes dados, a organização apela a que os três ingredientes de alto risco mencionados sejam “banidos de todos os cosméticos para crianças com menos de três anos” e que haja uma “restrição” no uso das substâncias de risco moderado.

A WECF ainda apela a uma melhor rotulagem dos produtos, notando que os alergénios de contacto devem estar devidamente identificados na composição dos produtos, de modo a que os consumidores percebam do que se trata.

Fica ainda o conselho da organização aos pais para que limitem ao mínimo o uso de cosméticos nos bebés e de que evitem os produtos perfumados.

SV, ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Que novidade realmente…Então se os produtos para bebé têm essas porcarias, imaginem os dos adultos.

    “Se não podes comer, não metas na pele” , tão simples quanto isto.

    Adultos, cultivem-se, leiam TODOS OS RÓTULOS e procurem saber o que é cada palavrão que lá está. Basta o google.

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …