Óleo de palma é mau para a natureza? Produção de óleo de coco ameaça 5 vezes mais espécies

A produção de óleo de coco ameaça cinco vezes mais espécies do que a produção do óleo de palma. No entanto, apenas um deles tem uma má reputação.

As prateleiras dos supermercados estão carregadas com água de coco, óleo e creme de coco, barras de coco e chocolate. Tal como o óleo de palma, o coco parece ser usado em quase tudo, desde condicionadores de cabelo a repelentes de mosquitos. Então, por que uma é amada e a outra odiada?

O óleo de palma é frequentemente associado a orangotangos e outras espécies tropicais, sendo que o papel das plantações na destruição do habitat da floresta é bem conhecido.

O coco, por outro lado, parece ter uma reputação mais simpática, com 53% dos consumidores num questionário a citarem os benefícios para a saúde do óleo de coco, mas poucos a identificarem o seu impacto ambiental, revela o professor de Conservação na Universidade de Kent, Erik Meijaard.

As últimas estimativas indicam que existem 20 milhões de hectares de palmeiras plantadas no mundo e 12,5 milhões de hectares de coqueiros. Mas os coqueiros são cultivados principalmente em ilhas tropicais, muitas das quais possuem um número notável de espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra. Portanto, apesar da sua reputação benigna, o coco tem um impacto negativo surpreendentemente grande na biodiversidade tropical.

Meijaard et al. / Current Biology

Número de espécies ameaçadas pelas produções de óleos por milhão de toneladas de óleo produzido.

Por volume de óleo produzido, a produção de coco afeta mais espécies do que qualquer outra cultura, incluindo o óleo de palma. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o coco ameaça cerca de 20,2 espécies por milhão de toneladas de óleo produzido, seguido do azeite com 4,1 espécies, óleo de palma com 3,8 e soja com 1,3.

O cultivo de coco contribuiu diretamente para a extinção de algumas espécies, ao contrário do óleo de palma, acreditam os cientistas. Estas espécies incluem um pássaro chamado Zosterops semiflavus, da ilha de Marianne, nas Seicheles, e a raposa-voadora das Ilhas Salomão, Pteropus howensis. Não foram vistos desde 1945, mas já foram encontrados em ilhas que foram convertidas principalmente em plantações de coco.

Como a produção de qualquer mercadoria, o coco pode ser cultivado de maneira a minimizar os impactos ambientais e maximizar os benefícios sociais para a população local, bem como a saúde daqueles que o consomem.

PARTILHAR

RESPONDER

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …

Bactéria mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a bactéria Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária. Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na …

Estátua do papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se …