Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

matthewcohen93 / Flickr

Letitia James, procuradora-geral de Nova Iorque

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício pessoal.

De acordo com a NPR, a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, anunciou ter movido um processo judicial para dissolver a National Rifle Association (NRA), a poderosa organização pró-armas norte-americana.

A decisão surge depois de uma investigação de 18 meses que encontrou provas de má conduta financeira que dura há vários anos. Só nos últimos três anos, denunciou, esta situação custou mais de 64 milhões de dólares, cerca de 53 milhões de euros, à NRA.

A procuradora-geral alega que os seus principais dirigentes usaram fundos doados à organização para seu benefício pessoal como, por exemplo, para pagar jatos privados, férias e refeições dispendiosas.

James também denuncia que estes responsáveis concederam contratos não só a amigos e a familiares, mas também a ex-funcionários para garantir a sua lealdade, adianta a NPR.

A ação judicial nomeia a National Rifle Association como um todo, mas destaca quatro nomes dentro da organização: o vice-presidente executivo Wayne LaPierre, o conselheiro geral John Frazer, o ex-diretor financeiro Woody Phillips e o ex-chefe de gabinete Joshua Powell.

“A influência da NRA tem sido tão poderosa que a organização não foi investigada durante décadas, enquanto os seus executivos canalizaram milhões para os seus próprios bolsos”, acusou James, em comunicado.

“A NRA está atolada em fraude e abusos e é por isso que, hoje, procuramos dissolvê-la, porque nenhuma organização está acima da lei”, acrescentou.

Por sua vez, a organização pró-armas disse, também em comunicado, que este processo judicial é um ato político, considerando-o um “ataque premeditado infundado à organização e às liberdades da Segunda Emenda pelas quais luta para defender”.

“Não só não vamos afastar-nos desta luta, como vamos enfrentá-la e prevalecer”, diz a NRA na mesma nota.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …