Procurador-geral dos EUA pode abandonar cargo após desaguisado com Trump

The United States Department of Justice / Wikimedia

O procurador-geral norte-americano, William Barr (dir) com o presidente dos EUA, Donald Trump (esq)

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, admite abandonar o cargo nas próximas semanas, ainda antes tomada de posse de Joe Biden.

A relação entre Barr e Trump tem-se deteriorado nos últimos dias, levando a uma possível saída antecipada do cargo, escreve o jornal Público.

Tudo isto porque numa entrevista à Associated Press, William Barr disse não terem sido encontradas provas de fraude eleitoral generalizada nas últimas eleições presidenciais, que ditaram a vitória do candidato democrata sobre Donald Trump.

O ainda presidente dos Estados Unidos tem defendido, desde a divulgação dos resultados das eleições, que Biden apenas conseguiu a vitória graças a uma fraude eleitoral em pelo menos seis estados norte-americanos: Arizona, Nevada, Michigan, Wisconsin, Pensilvânia e Georgia.

No entanto, entre as mais de 40 queixas entregues em tribunal pelos advogados de Trump e outros apoiantes, nenhum deles validou as suas queixas.

William Barr foi nomeado procurador-geral para substituir Jeff Sessions devido à sua oposição às investigações sobre as suspeitas de conluio entre a campanha eleitoral de Trump e a Rússia nas eleições de 2016, explica o matutino.

Até antes das eleições, William Barr concordava com Donald Trump em relação há possibilidade de o processo eleitoral vir a ser fraudulento. Já depois das eleições, Barr autorizou o Departamento de Justiça a usar os seus recursos na investigação das queixas de fraude feitas por Trump.

Foi na entrevista à agência Associated Press que William Barr revelou os resultados da investigação, salientando que não foram encontrados indícios que apontassem para fraude eleitoral generalizada. Dias antes da divulgação da entrevista, Trump sugeriu que o próprio Departamento da Justiça e o FBI estariam envolvidos na alegada fraude.

“Ele não tem feito nada”, disse Trump, relativamente ao trabalho de investigação levado a cabo por Barr. O Departamento de Justiça e o FBI “não têm investigado com muita vontade, o que é uma desilusão”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …