Problemas contratuais lideram queixas à Anacom

click / morguefile.com

-

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) registou 17.116 reclamações entre Julho e Setembro do ano passado, mais 5,3% do que no trimestre anterior.

Os serviços de comunicações eletrónicas – que incluem serviços de voz, internet e televisão – foram os mais reclamados pelos utilizadores, representando 19,4% do total das reclamações recebidas neste período, seguidos dos serviços postais (12,3%).

Em relação às reclamações sobre a televisão digital terrestre (TDT), estas representaram 3,1% do total e os serviços de valor acrescentado, 0,4%.

“O principal meio de entrada de reclamações na Anacom foi o livro de reclamações“, representando 73% do total, divulgou o regulador na sua página eletrónica.

Por segmento, os serviços de comunicações eletrónicas foram responsáveis por 13.587 das reclamações, o que se traduziu num aumento de 5,6% face ao segundo trimestre.

“No que respeita aos assuntos com mais reclamações por serviço destaca-se, em linhas gerais, o peso dos problemas contratuais em todos os serviços, muito embora face ao trimestre anterior este universo de questões tenha diminuído genericamente 1,5 pontos percentuais”, explica o regulador.

Tem aí o livro de reclamações?

No serviço telefónico móvel, responsável por 3.286 reclamações, que aumentaram 2,8%, as questões relacionadas com equipamentos representaram pouco mais que metade (51,3%) das queixas, com o desbloqueamento de equipamentos em destaque.

Sobre os contratos, as queixas representaram um quarto (25,2%) dos problemas reportados, com as questões relativas à informação pré-contratual e as condições contratadas em destaque.

No serviço de acesso à internet, que agregou 1.634 reclamações (subida de 17%), a maioria dos clientes reportou problemas contratuais (65,2%), nomeadamente em relação à velocidade do serviço e ao cancelamento do contrato.

A televisão paga contabilizou 1.234 reclamações (mais 17,9%), com a maioria das queixas a incidir nas questões contratuais (70,8%), relacionadas com alterações das condições pelos operadores e o cancelamento dos contratos.

No telefone fixo, as reclamações subiram 2,6% para 972, com a maioria das queixas relacionadas com a informação pré-contratual prestada e cancelamentos de contratos, “entre outras questões diversas sobre condições contratadas (40,8%)”.

A portabilidade do número (27,1%) e a avaria do serviço (18,9%) foram outros dos problemas mais reportados no terceiro trimestre de 2013.

Os serviços postais totalizaram 2.101 reclamações, menos 8,8% que no trimestre anterior, com o envio de correspondência (44,4%) a reunir o maior número de queixas, seguido das estações e postos de correios (23,3%) e envio de encomendas (15,7%).

“O assunto mais frequentemente identificado nas reclamações dos utilizadores está relacionado com as falhas na distribuição de envios postais – atraso, extravio, dano -, com 42,8% das reclamações, seguido do atendimento ao cliente e das falhas na entrega ao destinatário”.

A Anacom refere que se verificou “um decréscimo acentuado dos registos relativos ao encerramento de postos ou estações de correios (91,1%), baixando assim a sua representatividade neste sector para 1,2%, decrescendo em 11,4% o seu peso face ao trimestre anterior”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …