Problema no piloto automático leva avião da Malaysia Airlines a regressar a Kuala Lumpur

Um avião da Malaysia Airlines foi obrigado a regressar hoje a Kuala Lumpur depois de ter sido detetado um problema no sistema de piloto automático, informou a companhia aérea.

Depois de detetado o defeito, o Boeing 737-800, que descolou ao final do dia de sábado de Kuala Lumpur rumo a Hyderabad (Índia), inverteu a marcha e regressou à capital da Malásia, onde aterrou hoje em segurança.

“A falha não tinha qualquer impacto na segurança do avião ou dos passageiros. Contudo, como medida de precaução, o capitão do voo decidiu voltar para trás”, explicou a transportadora aérea em comunicado.

A aeronave aterrou cerca de quatro horas depois da descolagem em Kuala Lumpur e voo MH198 foi adiado para hoje.

Nos últimos meses, a Malaysia Airlines registou duas grandes catástrofes, as quais causaram mais de meio milhar de vítimas mortais.

A 8 de março, o voo MH370, com 239 pessoas a bordo, que estabelecia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu dos radares. Seis meses depois não há pistas que esclareçam o seu destino final. Embora a investigação aponte para a possibilidade de se ter despenhado a sul do Oceano Índico, não foram encontrados vestígios ou destroços da aeronave.

A 17 de julho, outro Boeing da companhia aérea malaia, que operava o voo MH17, explodiu no ar por cima da Ucrânia quando fazia a rota entre Amsterdão e Kuala Lumpur, num desastre em que morreram 289 pessoas.

Kiev e as principais potências ocidentais acusaram os separatistas pró-russos de terem abatido o avião com um míssil fornecido por Moscovo, mas o Governo de Vladimir Putin nega qualquer envolvimento direto e culpa as forças governamentais pelo ataque.

O relatório preliminar do acidente, divulgado esta semana, indica que o Boeing se partiu no ar, em vários bocados, “provavelmente em resultado de danos estruturais causados por um grande número de objetos de alta energia que penetraram o avião vindos do exterior”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …