Problema informático deixa cerca de 30 crianças sem almoço em Lisboa

andy_carter / flickr

-

Cerca de 30 crianças da escola Pedro de Santarém, em Lisboa, ficaram hoje sem o almoço habitual devido a um problema informático que impediu os pais de fazerem a marcação das refeições.

“Entre 20 a 30 crianças não tiveram hoje o prato completo, mas ninguém ficou sem comer. Estas crianças comeram sopa e fruta”, disse à Lusa Manuel Esperança, director do agrupamento de Benfica, ao qual pertence a Escola Pedro de Santarém.

A direcção decidiu começar a aplicar no início das aulas do 2.º período, que começou hoje, o sistema de cartões pré-pagos de refeições ao pré-escolar, tal como já acontecia no 1.º ciclo.

No entanto, o sistema esteve inacessível e os pais não conseguiram durante o fim de semana fazer as marcações das refeições e hoje algumas crianças não tiveram direito à refeição tradicional composta por sopa, prato e sobremesa.

Segundo Manuel Esperança, a escola tem de ter as confirmações de almoços até às 10:00, hora a que informa a empresa que fornece as refeições. No entanto, “tivemos um azar com o sistema informático, que só ficou resolvido às 12:00. Foi uma situação que aconteceu e não devia ter acontecido”, reconheceu o responsável.

Carla Gonçalves, mãe de dois alunos da escola, contou à Lusa que esteve esta manhã na secretaria da escola para tentar carregar o cartão com senhas de almoço, mas não conseguiu.

“Quando lá estive nem me avisaram que os miúdos ficariam sem almoçar”, criticou a mãe de uma criança de três anos que frequenta o infantário e de outra de oito anos, do 1.º ciclo, acrescentando que os funcionários terão recebido ordens do director do agrupamento para proceder dessa forma.

Carla Gonçalves criticou, ainda, o facto de só ter sido avisada cerca das 13:00 que os seus filhos tinham ficado sem almoçar, altura em que já não poderia encontrar uma solução.

De acordo com esta mãe, foi-lhe também dito que só na quinta-feira poderia fazer o carregamento do cartão de refeições e que até lá os alunos não poderiam almoçar como habitualmente.

Confrontado com estas acusações, Manuel Esperança garantiu nunca ter dado essas ordens e assegurou que nenhuma criança iria ficar sem comer.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ah, ok, problema informático, pensei que o servidor informático tinha “pifado” e as crianças não receberam o mail com o almoço.

  2. A direcção decidiu começar a aplicar no início das aulas do 2.º período, que começou hoje … ???
    Já estamos no 2.º período ???

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …