Problema informático deixa cerca de 30 crianças sem almoço em Lisboa

andy_carter / flickr

-

Cerca de 30 crianças da escola Pedro de Santarém, em Lisboa, ficaram hoje sem o almoço habitual devido a um problema informático que impediu os pais de fazerem a marcação das refeições.

“Entre 20 a 30 crianças não tiveram hoje o prato completo, mas ninguém ficou sem comer. Estas crianças comeram sopa e fruta”, disse à Lusa Manuel Esperança, director do agrupamento de Benfica, ao qual pertence a Escola Pedro de Santarém.

A direcção decidiu começar a aplicar no início das aulas do 2.º período, que começou hoje, o sistema de cartões pré-pagos de refeições ao pré-escolar, tal como já acontecia no 1.º ciclo.

No entanto, o sistema esteve inacessível e os pais não conseguiram durante o fim de semana fazer as marcações das refeições e hoje algumas crianças não tiveram direito à refeição tradicional composta por sopa, prato e sobremesa.

Segundo Manuel Esperança, a escola tem de ter as confirmações de almoços até às 10:00, hora a que informa a empresa que fornece as refeições. No entanto, “tivemos um azar com o sistema informático, que só ficou resolvido às 12:00. Foi uma situação que aconteceu e não devia ter acontecido”, reconheceu o responsável.

Carla Gonçalves, mãe de dois alunos da escola, contou à Lusa que esteve esta manhã na secretaria da escola para tentar carregar o cartão com senhas de almoço, mas não conseguiu.

“Quando lá estive nem me avisaram que os miúdos ficariam sem almoçar”, criticou a mãe de uma criança de três anos que frequenta o infantário e de outra de oito anos, do 1.º ciclo, acrescentando que os funcionários terão recebido ordens do director do agrupamento para proceder dessa forma.

Carla Gonçalves criticou, ainda, o facto de só ter sido avisada cerca das 13:00 que os seus filhos tinham ficado sem almoçar, altura em que já não poderia encontrar uma solução.

De acordo com esta mãe, foi-lhe também dito que só na quinta-feira poderia fazer o carregamento do cartão de refeições e que até lá os alunos não poderiam almoçar como habitualmente.

Confrontado com estas acusações, Manuel Esperança garantiu nunca ter dado essas ordens e assegurou que nenhuma criança iria ficar sem comer.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ah, ok, problema informático, pensei que o servidor informático tinha “pifado” e as crianças não receberam o mail com o almoço.

  2. A direcção decidiu começar a aplicar no início das aulas do 2.º período, que começou hoje … ???
    Já estamos no 2.º período ???

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …