Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Manuel de Almeida / Lusa

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada.

Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de Eletrónica e Tecnologia da Informação e o Centro Chinês para Controlo e Prevenção de Doenças, os cientistas tiveram como base as rotas de alta velocidade da China. O estudo foi publicado, em julho, na revista científica Clinical Infectious Diseases.

Os resultados da investigação revelaram que, para passageiros sentados a três filas e cinco colunas de uma pessoa infetada, entre 0 e 10,3% contraíram covid-19. De acordo com o Diário de Notícias, neste caso, a taxa média de infeção foi de 0,32%.

Como seria de esperar, os passageiros que viajem em assentos diretamente adjacentes a uma pessoa infetada registaram a maior taxa média de infeção (3,5%). Para os passageiros sentados na mesma fila, a taxa foi de 1,5%.

A cada hora que passava em que se viajava com um passageiro infetado com o novo coronavírus, a taxa de incidência de cada assento aumentava 0,15%. Para quem ocupava assentos adjacentes, o aumento registado era maior (1,3% p/hora).

Surpreendentemente, apenas 0,075% das pessoas que usavam um assento anteriormente ocupado por um infetado contraíram a doença.

“O nosso estudo mostra que, embora haja um risco maior de transmissão covid-19 nos comboios, a localização do assento de uma pessoa e o tempo de viagem com uma pessoa infetada podem fazer uma grande diferença na transmissão. Os resultados sugerem que durante a pandemia é importante reduzir a densidade de passageiros e promover medidas de higiene pessoal, o uso de máscaras faciais e, possivelmente, realizar verificações de temperatura antes do embarque”, explicou o autor principal do estudo, Shengjie Lai.

Assim, os cientistas recomendam uma distância de segurança de mais de um metro para uma hora de viagem juntos. Numa viagem de duas horas, é sugerida uma distância superior a 2,5 metros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. So os Chineses e que sabem como é que criaram o vírus, e como estão a contaminar o mundo para depois o puder controlar. Acho estranho porém que todos sabemos o que estão a fezer, e ninguém faz nada para os impedir.

    • Anda a ver muitos filmes o Jorge. A China já controla o mundo, não precisa de vírus nenhum. São 1.5 biliões a bombar tecnologia e indústria, enquanto a Europa pensa em vender carros alemães e viver do turismo. Os EUA esses são os mais imbecis, já nem pensam, desde que tenham McDonald’s e uma arma. O Jorge guia um carro com metade dos componentes chineses, tem uma TV e um telefone e a casa cheia de tralha chinesa e ainda acha que o vírus é um obscuro meio de eles mandarem em si???

  2. O que já se deveria ter aprendido sobre o povo chinês…1- Não são comunistas são estrategas 2- As dificuldades são opurtunidades 3- Aprendem as regras do jogo muto depressa. 4- Só falam o estritamente necessário . Dito isto … na primeira vez que os Chineses falaram do vírus o Mundo deveria ter escutado…Na próxima vez que os Chineses falarem escutem e preparem -se para agir..Sobre as idéias idiotas da china ter produzido o vírus…para quê? Eles já têm o Mundo na mão..souberam jogar o jogo Empresarial…temos de perceber que a Cultura Chinesa está uns milênios à nossa frente…sempre esteve…

    • Oh sim, estão “milênios à nossa frente”, por isso é que são um ditadura brutal, onde as pessoas não contam para nada, não tem direitos nem há liberdade individual, liberdade de imprensa, etc, etc!!
      Um autêntico paraíso!…

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …