Príncipe Harry e Jennifer Lopez juntos em concerto para promover a vacinação global

O príncipe Harry juntou-se a nomes da realeza da música pop, como Jennifer Lopez, num espetáculo repleto de estrelas, realizado no domingo (2 de maio), em Los Angeles, para promover uma vacinação global mais rápida e justa contra a covid-19.

“Vax Live: The Concert to Reunite The World” (“O Concerto para Reunir o Mundo”, em tradução livre) contou com mensagens de vídeo do Papa Francisco, do presidente dos EUA, Joe Biden, e com a presença de estrelas de cinema de Hollywood, como Ben Affleck e Sean Penn.

O concerto foi gravado ontem diante de milhares de espetadores vacinados num grande estádio da Califórnia e vai ser emitido na televisão e no YouTube a 8 de maio.

“Esta noite, solidarizamo-nos com as milhões de famílias em toda a Índia que estão a lutar contra uma segunda onda devastadora”, disse o príncipe Harry, que foi recebido com uma grande ovação.

“O vírus não respeita fronteiras e o acesso à vacina não pode ser determinado pela geografia”, acrescentou o duque de Sussex na sua primeira aparição num grande evento público na Califórnia desde que se mudou para os EUA com a mulher, Meghan Markle, no ano passado, e desde o funeral do avô, o príncipe Filipe.

Organizado pela Global Citizen, uma organização internacional de direitos humanos, o concerto tem como objetivo combater a desinformação sobre as vacinas, ao mesmo tempo que convida líderes mundiais e empresas a agirem e a fazerem doações.

Milhares de espetadores reuniram-se pela primeira vez no gigantesco estádio SoFi em Los Angeles, recentemente concluído. Na sua maioria, o público era composto por profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia, muitos deles com a bata vestida.

Selena Gómez foi a anfitriã do evento e pediu que “doses e dólares” sejam destinados aos países mais pobres do mundo.

Os Foo Fighters também subiram ao palco, acompanhados por Brian Johnson dos AC/DC.

Jennifer Lopes contou aos fãs que foi obrigada a passar o Natal sem a sua mãe pela primeira vez, devido à pandemia.

Entre as mensagens pré-gravadas, destaque para a do presidente norte-americano. Joe Biden disse que está a “trabalhar com líderes de todo mundo para partilhar mais vacinas e impulsionar a produção”.

Já o papa Francisco lançou um apelo: “Peço que não se esqueçam dos mais vulneráveis”.

O concerto será transmitido no YouTube e nas redes de televisão norte-americanas ABC e CBS a 8 de maio.

ZAP ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …