Príncipe Harry e Jennifer Lopez juntos em concerto para promover a vacinação global

O príncipe Harry juntou-se a nomes da realeza da música pop, como Jennifer Lopez, num espetáculo repleto de estrelas, realizado no domingo (2 de maio), em Los Angeles, para promover uma vacinação global mais rápida e justa contra a covid-19.

“Vax Live: The Concert to Reunite The World” (“O Concerto para Reunir o Mundo”, em tradução livre) contou com mensagens de vídeo do Papa Francisco, do presidente dos EUA, Joe Biden, e com a presença de estrelas de cinema de Hollywood, como Ben Affleck e Sean Penn.

O concerto foi gravado ontem diante de milhares de espetadores vacinados num grande estádio da Califórnia e vai ser emitido na televisão e no YouTube a 8 de maio.

“Esta noite, solidarizamo-nos com as milhões de famílias em toda a Índia que estão a lutar contra uma segunda onda devastadora”, disse o príncipe Harry, que foi recebido com uma grande ovação.

“O vírus não respeita fronteiras e o acesso à vacina não pode ser determinado pela geografia”, acrescentou o duque de Sussex na sua primeira aparição num grande evento público na Califórnia desde que se mudou para os EUA com a mulher, Meghan Markle, no ano passado, e desde o funeral do avô, o príncipe Filipe.

Organizado pela Global Citizen, uma organização internacional de direitos humanos, o concerto tem como objetivo combater a desinformação sobre as vacinas, ao mesmo tempo que convida líderes mundiais e empresas a agirem e a fazerem doações.

Milhares de espetadores reuniram-se pela primeira vez no gigantesco estádio SoFi em Los Angeles, recentemente concluído. Na sua maioria, o público era composto por profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia, muitos deles com a bata vestida.

Selena Gómez foi a anfitriã do evento e pediu que “doses e dólares” sejam destinados aos países mais pobres do mundo.

Os Foo Fighters também subiram ao palco, acompanhados por Brian Johnson dos AC/DC.

Jennifer Lopes contou aos fãs que foi obrigada a passar o Natal sem a sua mãe pela primeira vez, devido à pandemia.

Entre as mensagens pré-gravadas, destaque para a do presidente norte-americano. Joe Biden disse que está a “trabalhar com líderes de todo mundo para partilhar mais vacinas e impulsionar a produção”.

Já o papa Francisco lançou um apelo: “Peço que não se esqueçam dos mais vulneráveis”.

O concerto será transmitido no YouTube e nas redes de televisão norte-americanas ABC e CBS a 8 de maio.

ZAP ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …