Príncipe Harry e Jennifer Lopez juntos em concerto para promover a vacinação global

O príncipe Harry juntou-se a nomes da realeza da música pop, como Jennifer Lopez, num espetáculo repleto de estrelas, realizado no domingo (2 de maio), em Los Angeles, para promover uma vacinação global mais rápida e justa contra a covid-19.

“Vax Live: The Concert to Reunite The World” (“O Concerto para Reunir o Mundo”, em tradução livre) contou com mensagens de vídeo do Papa Francisco, do presidente dos EUA, Joe Biden, e com a presença de estrelas de cinema de Hollywood, como Ben Affleck e Sean Penn.

O concerto foi gravado ontem diante de milhares de espetadores vacinados num grande estádio da Califórnia e vai ser emitido na televisão e no YouTube a 8 de maio.

“Esta noite, solidarizamo-nos com as milhões de famílias em toda a Índia que estão a lutar contra uma segunda onda devastadora”, disse o príncipe Harry, que foi recebido com uma grande ovação.

“O vírus não respeita fronteiras e o acesso à vacina não pode ser determinado pela geografia”, acrescentou o duque de Sussex na sua primeira aparição num grande evento público na Califórnia desde que se mudou para os EUA com a mulher, Meghan Markle, no ano passado, e desde o funeral do avô, o príncipe Filipe.

Organizado pela Global Citizen, uma organização internacional de direitos humanos, o concerto tem como objetivo combater a desinformação sobre as vacinas, ao mesmo tempo que convida líderes mundiais e empresas a agirem e a fazerem doações.

Milhares de espetadores reuniram-se pela primeira vez no gigantesco estádio SoFi em Los Angeles, recentemente concluído. Na sua maioria, o público era composto por profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia, muitos deles com a bata vestida.

Selena Gómez foi a anfitriã do evento e pediu que “doses e dólares” sejam destinados aos países mais pobres do mundo.

Os Foo Fighters também subiram ao palco, acompanhados por Brian Johnson dos AC/DC.

Jennifer Lopes contou aos fãs que foi obrigada a passar o Natal sem a sua mãe pela primeira vez, devido à pandemia.

Entre as mensagens pré-gravadas, destaque para a do presidente norte-americano. Joe Biden disse que está a “trabalhar com líderes de todo mundo para partilhar mais vacinas e impulsionar a produção”.

Já o papa Francisco lançou um apelo: “Peço que não se esqueçam dos mais vulneráveis”.

O concerto será transmitido no YouTube e nas redes de televisão norte-americanas ABC e CBS a 8 de maio.

ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …