/

Príncipe Filipe operado com sucesso a problema cardíaco

O príncipe Filipe foi submetido “com sucesso” a um procedimento médico para tratar um problema cardíaco no Hospital St. Bartholomew, em Londres, onde continuará internado “por vários dias”, anunciou o Palácio de Buckingham.

“O duque de Edimburgo foi submetido a um procedimento bem-sucedido ontem (quarta-feira) para tratar uma doença cardíaca pré-existente no Hospital St. Bartholomew. Sua Alteza Real continuará internado para tratamento, descanso e recuperação por vários dias”, disse a mesma fonte em comunicado.

O marido da Rainha Isabel II, que tem 99 anos, está hospitalizado há mais de duas semanas devido a uma infeção e ao problema cardíaco mencionado. Na segunda-feira passada, o príncipe foi transferido para um hospital de ambulância, o que alimentou temores pela sua saúde.

O Palácio de Buckingham garantiu desde o início que a doença não estava relacionada com o novo coronavírus. Tanto o príncipe como a monarca receberam as vacinas contra a covid-19 em janeiro e decidiram falar sobre o assunto para encorajar outros britânicos a tomarem também a vacina.

Antes desta hospitalização, Filipe tinha-se isolado no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, com a Rainha e um grupo restrito de empregados para reduzir o risco de doença.

O príncipe, que se retirou das funções públicas em 2017, já teve problemas cardíacos no passado. Em 2011, foi levado de urgência para um hospital de helicóptero após sofrer dores no peito e recebeu tratamento para uma artéria coronária bloqueada.

A imprensa britânica avançou que, devido à idade avançada do duque de Edimburgo, que completa 100 anos a 10 de junho, estão já definidos os preparativos para cumprir o protocolo em caso de um óbito real.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.