/

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

7

Lukas Coch / EPA

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível.

“Senhoras e senhores, estou firmemente convencido de que os próximos 18 meses decidirão a nossa capacidade de manter as mudanças climáticas em níveis de sobrevivência e de restaurar a natureza ao equilíbrio de que precisamos para a nossa existência“, disse o príncipe Carlos numa reunião com os líderes da Commonwealth.

O príncipe de Gales deixou, assim, o aviso aos líderes mundiais para unirem a ambição com “a ação prática que é necessária“. As mudanças climáticas crescentes e a perda de biodiversidade requerem a “união e a força” da Commonwealth, de forma a lidarem com estes desafios ambientais sem paralelo.

Citado pelo jornal britânico The Week, o príncipe Carlos disse que no próximo ano e meio estão agendadas “reuniões críticas que determinarão a agenda global para a próxima década”. Desta forma, as decisões tomadas nestas reuniões poderão decidir o futuro da humanidade.

O monarca receia que talvez seja tarde demais para reverter a situação do planeta e que ignorar a sua situação só transformaria o mundo num “paciente moribundo”. Ainda no mês passado, durante a visita de Trump ao Reino Unido, ambos discutiram as mudanças climáticas, com o presidente americano a considerar que os Estados Unidos eram um país “limpo”.

“Acredito que a Commonwealth, com a extraordinária riqueza de recursos e ideias que pode obter, pode oferecer muitas soluções para os problemas que compartilhamos”, disse o príncipe Carlos durante o seu discurso.

ZAP //

7 Comments

  1. Se este soubesse alguma coisa do que fala até que lhe daria alguma atenção. Nunca existiu qualquer consenso no seio da comunidade científica quanto às alterações climáticas. Preocupem-se mais com o que está a passar com a água no subsolo do que com o CO2!

      • A única pressão soviética é a que existe nos EUA, por ordem presidencial, para os cientistas não mencionarem as palavras “aquecimento global” e “alterações climáticas”. Se o fizerem perdem o financiamento, sabia disso? Mesmo assim 97% (provavelmente são >99% hoje em dia) não têm quaisquer dúvidas sobre a realidade dos factos. Mais valia acreditar na terra plana, é igualmente ridículo e pelo menos não tem grandes consequências para os restantes.

  2. Mas afinal uma pessoa tao rica e importante que anda desde a decada de 70 a alertar para o problema do plastico, esteve a dormir até agora?
    E caça? E passam-lhe o pijama todos os dias?
    E o ECHELON que se encontra no seu país nao o incomoda? https://en.wikipedia.org/wiki/ECHELON
    Palavras bonitas mas proferidas provavelmente por um encomendador de ocorrencias…!

  3. Mundo e a natureza tem a capacidade de suportar e superar. Mas alguns especies vāo desaparecer, inclusivo a homosapien que nao vai fazer neuma falta. Essa espécie so sabe brigar, reprimir e ignorar sofrimento da proprio espécie. Imagina se preocupar com outras espécies.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.