Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

Lukas Coch / EPA

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível.

“Senhoras e senhores, estou firmemente convencido de que os próximos 18 meses decidirão a nossa capacidade de manter as mudanças climáticas em níveis de sobrevivência e de restaurar a natureza ao equilíbrio de que precisamos para a nossa existência“, disse o príncipe Carlos numa reunião com os líderes da Commonwealth.

O príncipe de Gales deixou, assim, o aviso aos líderes mundiais para unirem a ambição com “a ação prática que é necessária“. As mudanças climáticas crescentes e a perda de biodiversidade requerem a “união e a força” da Commonwealth, de forma a lidarem com estes desafios ambientais sem paralelo.

Citado pelo jornal britânico The Week, o príncipe Carlos disse que no próximo ano e meio estão agendadas “reuniões críticas que determinarão a agenda global para a próxima década”. Desta forma, as decisões tomadas nestas reuniões poderão decidir o futuro da humanidade.

O monarca receia que talvez seja tarde demais para reverter a situação do planeta e que ignorar a sua situação só transformaria o mundo num “paciente moribundo”. Ainda no mês passado, durante a visita de Trump ao Reino Unido, ambos discutiram as mudanças climáticas, com o presidente americano a considerar que os Estados Unidos eram um país “limpo”.

“Acredito que a Commonwealth, com a extraordinária riqueza de recursos e ideias que pode obter, pode oferecer muitas soluções para os problemas que compartilhamos”, disse o príncipe Carlos durante o seu discurso.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se este soubesse alguma coisa do que fala até que lhe daria alguma atenção. Nunca existiu qualquer consenso no seio da comunidade científica quanto às alterações climáticas. Preocupem-se mais com o que está a passar com a água no subsolo do que com o CO2!

        • A única pressão soviética é a que existe nos EUA, por ordem presidencial, para os cientistas não mencionarem as palavras “aquecimento global” e “alterações climáticas”. Se o fizerem perdem o financiamento, sabia disso? Mesmo assim 97% (provavelmente são >99% hoje em dia) não têm quaisquer dúvidas sobre a realidade dos factos. Mais valia acreditar na terra plana, é igualmente ridículo e pelo menos não tem grandes consequências para os restantes.

  2. Mas afinal uma pessoa tao rica e importante que anda desde a decada de 70 a alertar para o problema do plastico, esteve a dormir até agora?
    E caça? E passam-lhe o pijama todos os dias?
    E o ECHELON que se encontra no seu país nao o incomoda? https://en.wikipedia.org/wiki/ECHELON
    Palavras bonitas mas proferidas provavelmente por um encomendador de ocorrencias…!

  3. Mundo e a natureza tem a capacidade de suportar e superar. Mas alguns especies vāo desaparecer, inclusivo a homosapien que nao vai fazer neuma falta. Essa espécie so sabe brigar, reprimir e ignorar sofrimento da proprio espécie. Imagina se preocupar com outras espécies.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …