Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

Lukas Coch / EPA

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível.

“Senhoras e senhores, estou firmemente convencido de que os próximos 18 meses decidirão a nossa capacidade de manter as mudanças climáticas em níveis de sobrevivência e de restaurar a natureza ao equilíbrio de que precisamos para a nossa existência“, disse o príncipe Carlos numa reunião com os líderes da Commonwealth.

O príncipe de Gales deixou, assim, o aviso aos líderes mundiais para unirem a ambição com “a ação prática que é necessária“. As mudanças climáticas crescentes e a perda de biodiversidade requerem a “união e a força” da Commonwealth, de forma a lidarem com estes desafios ambientais sem paralelo.

Citado pelo jornal britânico The Week, o príncipe Carlos disse que no próximo ano e meio estão agendadas “reuniões críticas que determinarão a agenda global para a próxima década”. Desta forma, as decisões tomadas nestas reuniões poderão decidir o futuro da humanidade.

O monarca receia que talvez seja tarde demais para reverter a situação do planeta e que ignorar a sua situação só transformaria o mundo num “paciente moribundo”. Ainda no mês passado, durante a visita de Trump ao Reino Unido, ambos discutiram as mudanças climáticas, com o presidente americano a considerar que os Estados Unidos eram um país “limpo”.

“Acredito que a Commonwealth, com a extraordinária riqueza de recursos e ideias que pode obter, pode oferecer muitas soluções para os problemas que compartilhamos”, disse o príncipe Carlos durante o seu discurso.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se este soubesse alguma coisa do que fala até que lhe daria alguma atenção. Nunca existiu qualquer consenso no seio da comunidade científica quanto às alterações climáticas. Preocupem-se mais com o que está a passar com a água no subsolo do que com o CO2!

        • A única pressão soviética é a que existe nos EUA, por ordem presidencial, para os cientistas não mencionarem as palavras “aquecimento global” e “alterações climáticas”. Se o fizerem perdem o financiamento, sabia disso? Mesmo assim 97% (provavelmente são >99% hoje em dia) não têm quaisquer dúvidas sobre a realidade dos factos. Mais valia acreditar na terra plana, é igualmente ridículo e pelo menos não tem grandes consequências para os restantes.

  2. Mas afinal uma pessoa tao rica e importante que anda desde a decada de 70 a alertar para o problema do plastico, esteve a dormir até agora?
    E caça? E passam-lhe o pijama todos os dias?
    E o ECHELON que se encontra no seu país nao o incomoda? https://en.wikipedia.org/wiki/ECHELON
    Palavras bonitas mas proferidas provavelmente por um encomendador de ocorrencias…!

  3. Mundo e a natureza tem a capacidade de suportar e superar. Mas alguns especies vāo desaparecer, inclusivo a homosapien que nao vai fazer neuma falta. Essa espécie so sabe brigar, reprimir e ignorar sofrimento da proprio espécie. Imagina se preocupar com outras espécies.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …