Princesa Masako do Japão “insegura” por se tornar imperatriz mas dará o seu melhor

United Nations Photo / Flickr

Ban Ki-moon e a mulher Yoo Soon-taek (esquerda) com os príncipes do Japão, Nahurito e Masako (à direita)

A princesa Masako do Japão confessou este domingo que se sente “insegura” por se tornar imperatriz mas afirmou que dará o seu melhor para servir o povo.

Masako Owada torna-se imperatriz quando o marido, o príncipe herdeiro Naruhito, suceder ao pai, o imperador Akihito. Com 84 anos, o imperador abdica no próximo ano por causa da sua idade e saúde.

A princesa, que sofre de um distúrbio relacionado com stress há muitos anos, diz que está a recuperar lentamente e tentará realizar mais tarefas reais.

“Ao pensar nos dias que hão de vir, às vezes sinto-me insegura sobre até que ponto serei capaz de estar ao serviço do povo. Mas vou esforçar-me para fazer o melhor para poder contribuir para a sua felicidade”, disse. A princesa afirmou ainda estar “cheia de emoções profundas” e sentir-se “nostálgica” por este ser o último ano antes de o imperador Akihito abdicar.

Os médicos de Masako dizem que ela sofre de “transtorno de adaptação”, uma condição provocada pelo stress e que está muitas vezes ligada à depressão e ansiedade. Os médicos aconselham-na a não estar sujeita a muita pressão e a continuar o tratamento.

Formada em Harvard e Oxford, Masako Owada tinha uma promissora carreira como diplomata antes do seu casamento em 1993. O príncipe herdeiro Naruhito terá conhecido Masako numa festa de chá para uma princesa espanhola em 1986.

Owada, que é fluente em várias línguas, tinha acabado de passar os exames que a qualificavam como diplomata de alto nível, mas abdicou da carreira pela realeza ao casar com Nahurito.

O casal esteve sob pressão para ter um herdeiro masculino apesar de terem tido uma filha, a princesa Aiko, em 2001.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …