Primeiros colonos da América? Esqueleto de 13 mil anos encontrado no México

Um esqueleto, encontrado numa caverna da península de Iucatã, no México, poderá ser a prova da mais antiga presença humana no continente americano.

Trata-se do esqueleto descoberto, em 2012, na caverna de Chan Hol, situada próximo à cidade mexicana de Tulum, em Quintana Roo. Segundo uma análise isotópica recente, estes ossos têm 13 mil anos, podendo assim indicar que os humanos chegaram à região durante o Pleistoceno, ou seja, da era Cenozóica.

Há milhares de anos que o sistema de cavernas de Tulum está a sofrer mudanças dramáticas. Ao examinar os ossos do esqueleto, os investigadores, liderados por Wolfgang Stinnesbeck, da Universidade Ruprecht Karl de Heidelberg, na Alemanha, determinaram que o indivíduo teria morrido quando a caverna ainda era um habitat seco.

“No Pleistoceno, o nível do mar correspondia a cerca de 100 metros abaixo do nível atual, deixando grandes partes do sistema de cavernas secas e acessíveis“, escreveram os autores da investigação, publicada na revista científica Plos One.

Além disso, os cientistas pressupõem que os restos mortais pertenciam a um homem jovem. Se os ossos não tivessem sido roubados depois da publicação das primeiras imagens, teria sido possível determinar o seu sexo e idade exata.

Atualmente, a teoria dominante entre os historiadores diz que os primeiros humanos a povoar o continente americano pertenciam à cultura Clóvis, cujos restos foram encontrados nos EUA, México e Venezuela.

Todavia, não se sabe como chegaram ao continente (provavelmente vindos da Sibéria), mas de qualquer forma essa cultura indígena surgiu na América há 13 mil anos.

Assim, o homem cujo esqueleto foi encontrado em 2012 pode, ou não, pertencer à cultura Clóvis, tendo sido, assim, de outra cultura longínqua numa escala de tempo.

É importante destacar que o coautor do estudo, o mexicano Arturo González, do Museu do Deserto, em Saltillo, sugere que, através da forma dos crânios encontrados na caverna, os seus donos “possuem semelhanças com as pessoas do Sudeste Asiático”.

PARTILHAR

RESPONDER

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …