Primeiros colonos da América? Esqueleto de 13 mil anos encontrado no México

Um esqueleto, encontrado numa caverna da península de Iucatã, no México, poderá ser a prova da mais antiga presença humana no continente americano.

Trata-se do esqueleto descoberto, em 2012, na caverna de Chan Hol, situada próximo à cidade mexicana de Tulum, em Quintana Roo. Segundo uma análise isotópica recente, estes ossos têm 13 mil anos, podendo assim indicar que os humanos chegaram à região durante o Pleistoceno, ou seja, da era Cenozóica.

Há milhares de anos que o sistema de cavernas de Tulum está a sofrer mudanças dramáticas. Ao examinar os ossos do esqueleto, os investigadores, liderados por Wolfgang Stinnesbeck, da Universidade Ruprecht Karl de Heidelberg, na Alemanha, determinaram que o indivíduo teria morrido quando a caverna ainda era um habitat seco.

“No Pleistoceno, o nível do mar correspondia a cerca de 100 metros abaixo do nível atual, deixando grandes partes do sistema de cavernas secas e acessíveis“, escreveram os autores da investigação, publicada na revista científica Plos One.

Além disso, os cientistas pressupõem que os restos mortais pertenciam a um homem jovem. Se os ossos não tivessem sido roubados depois da publicação das primeiras imagens, teria sido possível determinar o seu sexo e idade exata.

Atualmente, a teoria dominante entre os historiadores diz que os primeiros humanos a povoar o continente americano pertenciam à cultura Clóvis, cujos restos foram encontrados nos EUA, México e Venezuela.

Todavia, não se sabe como chegaram ao continente (provavelmente vindos da Sibéria), mas de qualquer forma essa cultura indígena surgiu na América há 13 mil anos.

Assim, o homem cujo esqueleto foi encontrado em 2012 pode, ou não, pertencer à cultura Clóvis, tendo sido, assim, de outra cultura longínqua numa escala de tempo.

É importante destacar que o coautor do estudo, o mexicano Arturo González, do Museu do Deserto, em Saltillo, sugere que, através da forma dos crânios encontrados na caverna, os seus donos “possuem semelhanças com as pessoas do Sudeste Asiático”.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …