/

Primeiros colonos da América? Esqueleto de 13 mil anos encontrado no México

Um esqueleto, encontrado numa caverna da península de Iucatã, no México, poderá ser a prova da mais antiga presença humana no continente americano.

Trata-se do esqueleto descoberto, em 2012, na caverna de Chan Hol, situada próximo à cidade mexicana de Tulum, em Quintana Roo. Segundo uma análise isotópica recente, estes ossos têm 13 mil anos, podendo assim indicar que os humanos chegaram à região durante o Pleistoceno, ou seja, da era Cenozóica.

Há milhares de anos que o sistema de cavernas de Tulum está a sofrer mudanças dramáticas. Ao examinar os ossos do esqueleto, os investigadores, liderados por Wolfgang Stinnesbeck, da Universidade Ruprecht Karl de Heidelberg, na Alemanha, determinaram que o indivíduo teria morrido quando a caverna ainda era um habitat seco.

“No Pleistoceno, o nível do mar correspondia a cerca de 100 metros abaixo do nível atual, deixando grandes partes do sistema de cavernas secas e acessíveis“, escreveram os autores da investigação, publicada na revista científica Plos One.

Além disso, os cientistas pressupõem que os restos mortais pertenciam a um homem jovem. Se os ossos não tivessem sido roubados depois da publicação das primeiras imagens, teria sido possível determinar o seu sexo e idade exata.

Atualmente, a teoria dominante entre os historiadores diz que os primeiros humanos a povoar o continente americano pertenciam à cultura Clóvis, cujos restos foram encontrados nos EUA, México e Venezuela.

Todavia, não se sabe como chegaram ao continente (provavelmente vindos da Sibéria), mas de qualquer forma essa cultura indígena surgiu na América há 13 mil anos.

Assim, o homem cujo esqueleto foi encontrado em 2012 pode, ou não, pertencer à cultura Clóvis, tendo sido, assim, de outra cultura longínqua numa escala de tempo.

É importante destacar que o coautor do estudo, o mexicano Arturo González, do Museu do Deserto, em Saltillo, sugere que, através da forma dos crânios encontrados na caverna, os seus donos “possuem semelhanças com as pessoas do Sudeste Asiático”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.