Primeiro pâncreas artificial aprovado nos EUA

(dr) Medtronic

O MiniMed 670g, o primeiro "pâncreas artificial"

O MiniMed 670g, o primeiro “pâncreas artificial”

A FDA, Food and Drugs Administration, órgão responsável pela regulação de remédios dos Estados Unidos, acaba de aprovar o MiniMed 670G, um dispositivo médico que monitoriza os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos e automaticamente injecta a dose de insulina necessária.

O primeiro sistema automático de libertação de insulina, desenvolvido pela Medtronic, uma empresa de Dublin, na Irlanda, foi aprovado para pacientes acima de 14 anos de idade com Diabetes tipo 1.

O dispositivo deve facilitar a vida de quem sofre com este problema. Os diabéticos pessoas não conseguem produzir quantidades suficientes de insulina, a hormona que regula a quantidade de açúcar no sangue.

Para compensar a deficiência, pode ser necessário tomar várias injecções diárias de insulina ou usar um pequeno cateter.

Para substituir essas técnicas manuais, o MiniMed 670G mede a cada cinco minutos a quantidade de açúcar no sangue e ajusta o nível de insulina – com pouca ou nenhuma interferência do usuário.

“Este dispositivo pode dar às pessoas com Diabetes tipo 1 mais liberdade para viver as suas vidas sem ter que vigiar constantemente a glicose e administrar insulina”, diz Jeffrey Shuren, porta-voz da FDA, citado pelo Gizmodo.

Para realizar as duas tarefas, o dispositivo tem um sensor ligado ao corpo e um cateter que liberta a insulina.

O local de libertação de insulina deve ser alterado de duas em duas semanas.

O dispositivo tem sido chamado de “pâncreas artificial”, mas na realidade não compensa completamente as actividades do órgão.

Os pacientes precisam ainda de vigiar a quantidade de carboidratos ingerida, e actualizar essa informação no sistema do MiniMed 670G, para que o sistema possa ajustar correctamente a dose de insulina.

A FDA aprovou o dispositivo com base num estudo que estudou 123 participantes durante três meses, sem detectar efeitos colaterais sérios, como hipoglicemia ou cetoacidose diabética.

O produto deve estar disponível aos consumidores em março de 2017.

O próximo passo da Medtronic, a empresa irlandesa responsável pelo seu desenvolvimento, é adaptar o dispositivo para que possa também ser usado por crianças com menos de 14.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …