Em menos de um mês, moção de censura fez cair Governo sueco

Jonas Ekstromer / EPA

O primeiro-ministro e líder do Partido Social Democrata, Stefan Löfven

O primeiro-ministro sueco foi destituído, esta terça-feira, pelo Riksdag (Parlamento) depois da aprovação de uma moção de censura ao seu Governo com 204 votos a favor e 142 contra.

A moção de censura apresentada pela oposição sueca foi aprovada com 204 votos a favor e 142 contra. O social-democrata Stefan Löfven e o seu Executivo devem permanecer em funções até o Parlamento nomear um novo Governo.

O Executivo de Löfven ficou enfraquecido depois das eleições parlamentares de 9 de setembro, nas quais não conseguiu uma maioria. O Partido Social-Democrata do agora ex-primeiro-ministro venceu as eleições com 28,35%, seguido pelo Partido Moderado (conservador), com 19,8%, enquanto os Democratas da Suécia (extrema-direita) garantiram 17,6% dos votos.

O bloco dos sociais-democratas garantiu 144 lugares no Parlamento, a Aliança à direita 143 e os Democratas da Suécia conseguiram 62 lugares.

Em poucos meses, o Governo teve de recuar nas políticas de acolhimento, com o primeiro-ministro a admitir que o país não estava a conseguir lidar com o fluxo migratório. Em 2015, o país recebeu 163 mil requerentes de asilo, o maior rácio per capita da Europa.

Apesar do endurecimento das leis migratórias e do reforço dos controlos fronteiriços, muitos suecos sentiram-se abalados por um crescente sentimento de insegurança, um cenário fértil para a agenda anti-imigração do SD.

Segundo o Diário de Notícias, a coligação de centro-direita e a extrema-direita uniram-se para destituir Löfven. “A Suécia precisa de um novo Governo que busque apoio político amplo para as reformas”, disse o líder conservador Ulf Kristersson aos parlamentares antes do início da votação.

O presidente do Parlamento, o conservador Andreas Norlen, deve agora convidar os representantes dos partidos com assentos no Riksdag para consultas, com vista a formar rapidamente um novo Executivo.

Depois da aprovação da moção de censura, Löfven garantiu que pretende continuar a trabalhar para formar um novo Governo. “Vejo boas oportunidades para continuar a ser primeiro-ministro”, cita a BBC.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Teve de recuar nas políticas de acolhimento”. Pois, começam a entender que estão no caminho de um suicídio cultural. Acolheram muita gente não qualificada, que não se integra nem tem interesse em se integrar, aliás que odeia a cultura ocidental, que criou bastante insegurança e que levará à falência da segurança social.
    A Suécia tornou-se a capital mundial da violação de mulheres. A polícia recomenda às mulheres para não saírem sozinhas. Esquadras da polícia são atacadas com granadas. Polícia e ambulâncias não entram em vários bairros. A cidade de Malmo está perdida. E claro.. a culpa é dos suecos/ocidentais, que falharam na política de acolhimento.. Deram casa, dinheiro (um homem tem três mulheres e cada uma recebe 1000€ por mês), aulas da língua nativa, etc.. mas aparentemente isso não chega.
    As soluções do governo da Suécia? Acusar os cidadãos que falam abertamente do problema de racismo e catalogá-los de extrema-direita; abafar a comunicação social; proibir a discriminação étnica nas estatísticas da criminalidade.
    Estamos a caminho da destruição da Europa, um país a seguir ao outro. Espero que quando tivermos o primeiro estado islâmico na Europa não seja já tarde demais.

  2. É a onda de protesto contra a política de imigração de islâmicos. Não confundir com a restante imigração que é bem vinda e ninguém se opõe.
    A Europa continua a inclinar-se para a Direita, até que os partidos moderados de centro percebam que as populações não querem os seus países ocupados e submetidos à SHARIA.
    Stefan Löfven vai ter de se aliar com outro partido à direita e pensar em fechar a porta à imigração selvagem e indesejável.
    A propósito… num dos países mais democráticos e livres do mundo, nem rasto de um partido comunista e muito menos de um BE sueco ! Pois… eleitorado inteligente é outra coisa !!

    • Ah?!
      No resto até estamos de acordo, mas para que insistes e dar palpites se claramente não sabes nada sobre a política na Suécia?!
      “nem rasto de um partido comunista e muito menos de um BE sueco”?!
      Não?!
      Chama-se Vänsterpartiet e tem 28 deputados desde as ultimas eleições (foi o 5º mais votado)!!
      Para evitares escrever mais disparates:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Riksdag

      • Um partido residual que nunca esteve em qualquer governo e que suportou o governo social democrata. Apesar de já terem alterado o nome, a palavra “comunista” não é suficiente para o equiparar à extrema esquerda e fundamentalista do PCP.

        • “nem rasto de um partido comunista e muito menos de um BE sueco!”
          Pois… antes “nem rasto”… agora (5º lugar e 28 deputados) é residual!!…
          E sim, qualquer semelhança com o BE é pura coincidência… ou não!!

        • “nem rasto de um partido comunista e muito menos de um BE sueco!”
          Pois… antes “nem rasto”… agora (5º lugar e 28 deputados) é residual!!…
          E sim, qualquer semelhança com o BE é pura coincidência… ou não!!

  3. “nem rasto de um partido comunista e muito menos de um BE sueco!”
    Pois… antes “nem rasto”… agora (5º lugar e 28 deputados) é residual!!…
    E sim, qualquer semelhança com o BE é pura coincidência… ou não!!´

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …