Primeiro-ministro do Paquistão sugere castração química para violadores

worldeconomicforum / Flickr

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan

O primeiro-ministro do Paquistão garantiu na segunda-feira apoiar a execução pública ou castração química para violadores condenados. “Opere-os e torne-os incapazes de fazer isso”, afirmou Imran Khan.

Numa entrevista a um canal de notícias do Paquistão citado pela Reuters, as declarações do primeiro-ministro surgiram no momento em que este foi questionado sobre a violação de uma mulher numa rodovia, na semana passada. Um dos dois principais suspeitos foi preso e admitiu o crime e as autoridades procuram o segundo suspeito.

Para Imran Khan, os culpados deviam ser enforcados publicamente, indicando, contudo, que as autoridades o informaram que tal ato poderia colocar em risco o estatuto comercial preferencial concedido ao Paquistão pela União Europeia (UE), que obriga o país a ter que respeitar algumas regras relacionadas com os direitos humanos.

A polícia recuperou amostras de ADN do local e usou dados de GPS para identificar os indivíduos que estavam no local quando o ataque ocorreu.

O ataque gerou protestos no país, com manifestantes a pedirem o enforcamento público de violadores no Paquistão. Em fevereiro, uma legislação nesse sentido não foi aprovada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …