Primeiro-ministro búlgaro demite-se após derrota de candidato presidencial

EPP / Flickr

O primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borissov

O primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borissov

O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borissov, anunciou hoje a demissão, na sequência da derrota da candidata da maioria conservadora, nas presidenciais, ganhas pelo pelo opositor Rumen Radev.

“Esta segunda-feira ou depois de amanhã, apresentarei a minha demissão” ao parlamento, declarou à imprensa o chefe do governo, no poder desde outubro de 2014, cujo mandato ia até 2018.

“Os resultados mostram claramente que a coligação no poder não tem a maioria”, acrescentou.

De acordo com sondagens à boca das urnas de três institutos, o antigo comandante da Força Aérea búlgara, Rumen Radev, venceu a segunda volta das presidenciais.

Radev, de 53 anos, obteve entre 58,1% e 58,5% dos votos, contra entre 35,25% e 35,7% para a presidente do parlamento, Tsetska Tsatcheva, candidata da maioria no poder.

No passado domingo, Radev venceu de forma inesperada, com quase 26% dos votos, a primeira volta das presidenciais para escolher o quinto presidente da Bulgária desde a queda do comunismo, em 1989.

Favorita nas primeiras sondagens, Tsacheva, de 58 anos, candidata do partido no governo, Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), ficou em segundo lugar entre as duas dezenas de candidatos, com 22% dos votos.

Borisov tinha avisado que se Tsacheva não ganhasse as presidenciais, apresentaria a demissão da chefia do governo, cenário que faria cair a atual coligação no poder e levaria o país a eleições legislativas antecipadas

“Cabe às pessoas decidirem: se pretendem uma crise política, terão uma crise política”, afirmou o primeiro-ministro, no poder desde outubro de 2014, ao votar na capital búlgara.

A eleição do chefe de Estado, um cargo essencialmente protocolar na Bulgária, não implica a formação de um novo executivo.

Candidato independente, mas apoiado pelos socialistas do PSB, ex-comunistas, Radev é considerado próximo de Moscovo e defendeu o fim das sanções europeias contra a Rússia, considerando que “a Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em 2014, é de facto russa”.

O novo chefe de Estado é eleito para um mandato de cinco anos e sucede a Rossen Plevneliev, saído do partido no poder, que se distinguiu pelas críticas ao Presidente russo, Vladimir Putin.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que alguns povos do lado de lá da Europa começam a perceber o logro em que caíram quando acreditaram que do lado de cá era o eldourado e só havia gente boa.

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …