Primeiro-ministro australiano proíbe relações sexuais entre ministros e subalternos

thejointstaff / Flickr

Malcolm Turnbull, primeiro-ministro da Austrália

A decisão de proibir que ministros e os seus respetivos funcionários mantenham relações sexuais surge após o escândalo que envolve o vice-primeiro-ministro, Barbany Joyce.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou esta quinta-feira que irá passar a ser proibido que ministros e os seus respetivos funcionários mantenham relações sexuais. Esta medida surge na sequência do episódio que envolveu o vice-primeiro-ministro, Barbany Joyce.

Segundo o Expresso, Turnbull criticou Joyce pelo seu “chocante erro de julgamento”, numa conferência de imprensa esta manhã. O vice-primeiro-ministro vai ficar suspenso de funções, a partir da próxima segunda-feira, enquanto é alvo de um inquérito para apurar se violou os estatutos ministeriais.

Tanto Turnbull como Joyce rejeitam que o segundo tenha violado esses estatutos. Ainda assim, e para evitar escândalos futuros, o chefe do Governo australiano decidiu iniciar uma reforma ao código de conduta pelo qual os ministros se regem, que, na sua opinião, é “verdadeiramente deficiente”.

“Hoje acrescentei às normas ministeriais uma disposição clara e inequívoca: os ministros, sejam casados ou solteiros, não podem manter relações sexuais com o staff. Não cumprir a norma constitui uma violação às normas”, disse o primeiro-ministro.

Isto significa que os ministros podem, porém, manter relações com funcionários de outros pelouros ou com pessoas que já trabalharam para o seu respetivo ministério mas que, entretanto, abandonaram o cargo.

O escândalo que está a abalar a política australiana desde o início da semana foi o mote para esta reforma ao código de conduta dos ministros. Barbany Joyce teve um caso extraconjugal com a sua assessora de imprensa, Vikki Campion.

Segundo o mesmo jornal, a oposição aprovou esta manhã, no Senado, uma moção não-vinculativa a exigir a demissão de Joyce. No entanto, esta possibilidade foi já rejeitada pelo primeiro-ministro, que defende que o governante conservador não ocupava o cargo de vice-primeiro-ministro quando manteve a relação com Campion.

“Barnaby cometeu um chocante erro de julgamento ao ter um caso com uma jovem mulher que trabalhava no seu gabinete”, declarou esta manhã Turnbull, acusando-o de ter causado “terrível sofrimento e humilhação” à sua mulher, Natalie Joyce, às quatro filhas e à antiga conselheira.

De acordo com o Diário de Notícias, a imprensa australiana divulgou que a ex-assessora está grávida e que o pai é o vice-primeiro-ministro, um assunto que causou polémica em alguns setor da sociedade australiana. No ano passado, Joyce separou-se da mulher com quem esteve casado durante 24 anos e de quem tem quatro filhos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Espero se refrira à atitude do vice-ministro.
      Cada um é livre, não vou julgar a conduta, embora tenha a minha opinião. Mas é preciso ser-se verdadeiramente estúpido e idiottaa para fazer isto com pessoal das “imediatas redondezas” – seja da empresa, do gabinete, do staff, da vizinhança, entre amigos ou em família.
      Ao menos a inteligência (para não dizer a decência) de não incorrer em situações no mínimo embaraçantes, se o “affair” der para o torto.

RESPONDER

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …