Primeiro datacenter totalmente ecológico será na Suécia

B!T

-

O EcoDataCenter será o primeiro centro de dados alimentado inteiramente por energias renováveis e está a ser construído na Suécia.

O projeto é da Falu Energi & Vatten em conjunto com a EcoDC AB, mas conta ainda com a colaboração da Schneider, que deverá contribuir com soluções de energia e segurança para o data center que será construído no próximo ano.

O primeiro data center preparado para trabalhar totalmente a partir de energias renováveis terá lugar na cidade de Falun, na Suécia, um projeto criado a pensar nas mudanças climáticas que o planeta enfrenta mas também tendo em conta uma perspetiva empresarial.

EcoDataCenter é o nome do centro de dados ecológicom que deverá ser alimentado através de uma combinação de energia solar, eólica e hidráulica mas também de outros tipos de fontes renováveis.

As empresas por trás deste projeto, a Falu Energi & Vatten e a EcoDC AB, veem neste data center a resposta à preocupação de que “um único data center pode facilmente utilizar mais energia do que uma cidade de dimensão média”, e tendo em conta que “grande parte desta energia nunca é usada, mas simplesmente libertada como calor para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento local e global”, como referem em comunicado.

Esta preocupação com o aquecimento global e com a eventual extinção dos recursos atualmente utilizados fez com que a cidade de Falun fosse escolhida como sendo a ideal para este projeto devido às suas características, já que parte do calor libertado pelo data center será redirecionado para o sistema de aquecimento da cidade para que casas e negócios possam aproveitar esse calor.

Mas o próprio país presta-se a este tipo de iniciativas devido ao clima frio que apresenta, característica importante para a eficiência do data center relativamente a custos, já que as baixas temperaturas poderão ajudar na manutenção das infraestruturas sem recorrer a fontes extra.

No comunicado, a Suécia é descrita como “uma localização excelente e segura para data centers devido ao clima gelado, às fontes de energia confiáveis e renováveis, à estabilidade política e à ausência de desastres naturais”.

Bengt Gustafsson, CEO da Falu Energi & Vatten, fala em “pegada negativa de dióxido de carbono” ao descrever o impacto que a construção do EcoDataCenter terá na comunidade.

A Schneider também está envolvida no projeto com a aplicação de soluções e produtos que promovam a eficiêcia energética e que garantam também a segurança do centro de dados. Marc Nezet, country manager da Schneider, revela uma preocupação com o rumo da evolução tecnológicarelativamente à utilização de energias sustentáveis, afirmando que “a penetração da Internet e da Internet da Coisas não tem de acontecer às custas do clima“.

Mas, se a sustentabilidade parece ser o foco central deste projeto, é importante não esquecer que a componente do negócio também é importante e que o data center deverá ser lucrativo para as empresas. Børge Granli, um dos fundadores da EcoDC AB, garante que este tipo de políticas consideradas “verdes” são, na verdade, menos dispendiosas e acrescenta que “o data center é bastante mais eficiente energicamente do que os data centers regulares e a integração com o sistema de aquecimento e arrefecimento da cidade significa que a energia, que de outro modo seria desperdiçada, é utilizada”. Granli termina afirmando que “tudo isto baixa os custos tanto para nós como para os clientes”.

O complexo completo terá uma dimensão de cerca de 20 mil metros quadrados e a sua construção terá início no primeiro semestre do próximo ano.

Filipa Almeida, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …