Primeiro carro elétrico português poderá esgotar já em 2016

Veeco / Facebook

Veeco, o primeiro carro português totalmente elétrico

Veeco, o primeiro carro português totalmente elétrico

Veeco é o primeiro carro português totalmente elétrico e vai começar a sua produção já em 2016, ano para o qual se prevê que haja já interessados suficientes para esgotarem toda a produção.

Com apenas dois lugares e três rodas, o Veeco é o primeiro veículo totalmente elétrico construído em Portugal, cuja produção vai começar no primeiro trimestre do próximo ano, avança o Jornal de Notícias.

Desenvolvido pela VE – Veículos Elétricos e pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o primeiro protótipo custou cerca de 1,5 milhões de euros, dos quais 900 mil foram financiados por fundos comunitários.

“O protótipo ficou pronto em fevereiro de 2012, mas a crise veio dificultar a angariação de investidores para a fase industrial. Foi o interesse dos fornecedores ao longo dos anos que acabou por resolver a questão”, explica João Oliveira, mentor do projeto.

O preço do veículo vai rondar entre 23 a 25 mil euros, já com baterias incluídas, e a primeira série terá cerca de 200 exemplares.

Apesar dessa produção só arrancar para o ano, segundo o mentor do projeto, é bem provável que chegue a esgotar, visto que há já vários interessados no Veeco.

“Ainda não estamos a aceitar encomendas fixas porque estamos a negociar encomendas com os fornecedores, mas tenho interessados para todos os que podemos produzir no primeiro ano”, disse.

O veículo tem autonomia para 400 quilómetros, deverá gastar um euro, ou até menos, para fazer 100 quilómetros e pode ser conduzido em autoestrada.

Além dessas vantagens, o veículo não está catalogado como motociclo, podendo ser conduzido por portadores de carta de moto até 125 cm3, que pode ser tirada a partir dos 16 anos.

“Não somos concorrência direta dos grandes fabricantes, mas acreditamos que há um nicho entre os carros e os motociclos que tem potencial e que vamos ocupar muito bem”, conclui João Oliveira.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Será para levar a sério? É que já estamos habituados aos inventos portugueses morrerem na casca e este parece-me que já está a pecar pelo preço, se querem ganhar tudo de uma vez talvez acabem depressa na falência.

  2. E as fontes de financiamento? Para o nicho entre carro e motociclo 23 a 25 mil €uros?
    Não haverá por aí uma espécie muito profícua de lambões!

RESPONDER

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …