O primeiro buraco negro descoberto é muito mais massivo do que pensávamos

(dr) International Centre for Radio Astronomy Research

Novas observações do primeiro buraco negro descoberto levou uma equipa de astrónomos a questionar o que sabem, afinal, sobre os objetos mais misteriosos do Universo.

Uma análise recente, na sequência de novas observações do sistema Cygnus X-1, revelaram que contém um buraco negro com quase 21 vezes a massa do Sol, ou seja, 50% mais massivo do que se pensava.

Os resultados foram publicados na Science no dia 18 de fevereiro.

Os cientistas usaram o Very Long Baseline Array – um radiotelescópio do tamanho de um continente, feito de 10 antenas espalhadas pelos Estados Unidos – e uma técnica inteligente para medir distâncias no Espaço.

“Se pudermos ver o mesmo objeto de locais diferentes, podemos calcular a sua distância da Terra medindo a distância a que o objeto parece estar a mover-se em relação ao fundo”, explicou James Miller-Jones, da Curtin University e do International Centre for Radio Astronomy Research (ICRAR), citado pelo Phys.

“Durante seis dias, observamos uma órbita completa do buraco negro e usamos observações feitas do mesmo sistema com o mesmo conjunto de telescópios em 2011”, disse Miller-Jones.

“Este método e as nossas novas medições mostram que o sistema está mais distante do que se pensava, com um buraco negro que é significativamente mais massivo.”

Cygnus X-1 está localizado na Via Láctea, a cerca de 7.200 anos-luz da Terra, e tem uma órbita de 5,6 dias ao redor de uma estrela companheira supergigante. Este detalhe significa que o buraco negro se desloca a uma velocidade extremamente rápida.

Ilya Mandel, da Monash University e do ARC Centre of Excellence in Gravitational Wave Discovery (OzGrav), disse que o buraco negro é tão grande que se torna um verdadeiro desafio para os astrónomos, nomeadamente tendo em conta tudo o que sabiam até agora sobre a formação de buracos negros.

“As estrelas perdem massa para o ambiente circundante através dos ventos estelares que sopram da sua superfície. Mas para fazer um buraco negro tão pesado, precisamos de reduzir a quantidade de massa que as estrelas brilhantes perdem durante as suas vidas”, explicou.

“O buraco negro no sistema Cygnus X-1 começou a vida como uma estrela com, aproximadamente, 60 vezes a massa do Sol e entrou em colapso há dezenas de milhares de anos. Incrivelmente, orbita a sua estrela companheira – uma supergigante – a cada cinco dias e meio, a apenas um quinto da distância entre a Terra e o Sol”, acrescentou.

As novas observações confirmam que o buraco negro tem mais de 20 vezes a massa do nosso Sol, “um aumento de 50% nas estimativas anteriores“.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …