O primeiro buraco negro descoberto é muito mais massivo do que pensávamos

(dr) International Centre for Radio Astronomy Research

Novas observações do primeiro buraco negro descoberto levou uma equipa de astrónomos a questionar o que sabem, afinal, sobre os objetos mais misteriosos do Universo.

Uma análise recente, na sequência de novas observações do sistema Cygnus X-1, revelaram que contém um buraco negro com quase 21 vezes a massa do Sol, ou seja, 50% mais massivo do que se pensava.

Os resultados foram publicados na Science no dia 18 de fevereiro.

Os cientistas usaram o Very Long Baseline Array – um radiotelescópio do tamanho de um continente, feito de 10 antenas espalhadas pelos Estados Unidos – e uma técnica inteligente para medir distâncias no Espaço.

“Se pudermos ver o mesmo objeto de locais diferentes, podemos calcular a sua distância da Terra medindo a distância a que o objeto parece estar a mover-se em relação ao fundo”, explicou James Miller-Jones, da Curtin University e do International Centre for Radio Astronomy Research (ICRAR), citado pelo Phys.

“Durante seis dias, observamos uma órbita completa do buraco negro e usamos observações feitas do mesmo sistema com o mesmo conjunto de telescópios em 2011”, disse Miller-Jones.

“Este método e as nossas novas medições mostram que o sistema está mais distante do que se pensava, com um buraco negro que é significativamente mais massivo.”

Cygnus X-1 está localizado na Via Láctea, a cerca de 7.200 anos-luz da Terra, e tem uma órbita de 5,6 dias ao redor de uma estrela companheira supergigante. Este detalhe significa que o buraco negro se desloca a uma velocidade extremamente rápida.

Ilya Mandel, da Monash University e do ARC Centre of Excellence in Gravitational Wave Discovery (OzGrav), disse que o buraco negro é tão grande que se torna um verdadeiro desafio para os astrónomos, nomeadamente tendo em conta tudo o que sabiam até agora sobre a formação de buracos negros.

“As estrelas perdem massa para o ambiente circundante através dos ventos estelares que sopram da sua superfície. Mas para fazer um buraco negro tão pesado, precisamos de reduzir a quantidade de massa que as estrelas brilhantes perdem durante as suas vidas”, explicou.

“O buraco negro no sistema Cygnus X-1 começou a vida como uma estrela com, aproximadamente, 60 vezes a massa do Sol e entrou em colapso há dezenas de milhares de anos. Incrivelmente, orbita a sua estrela companheira – uma supergigante – a cada cinco dias e meio, a apenas um quinto da distância entre a Terra e o Sol”, acrescentou.

As novas observações confirmam que o buraco negro tem mais de 20 vezes a massa do nosso Sol, “um aumento de 50% nas estimativas anteriores“.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …

Governo quer que progressões na Função Pública passem a ser anuais

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu propor aos sindicatos um alongamento da tabela remuneratória da função pública e criar progressões anuais. Em entrevista ao Diário de Notícias e Dinheiro …

Há 100 dias, a direita tombou os 24 anos de poder socialista açoriano. OE2021 é a prova de fogo

Há 100 dias, deu-se uma das maiores reviravoltas da política açoriana: José Manuel Bolieiro foi empossado presidente, o PS superou o PSD no sufrágio mas a maioria de direita no Parlamento uniu forças para pôr …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …