Cientistas observam o primeiro assassinato de sempre entre orangotangos

Anna Marzec / Universidade de Zurique

Sidony, a vítima

Sidony, a vítima

Uma orangotango fêmea foi atacada e morta por outra fêmea e um macho – o primeiro caso conhecido de assassinato entre fêmeas da espécie.

A primeira agressão letal entre fêmeas de orangotangos foi relatada num artigo publicado na Behavioral Ecology and Sociobiology.

Orangotangos fêmeas são normalmente solitárias e muito raramente se envolvem em disputas, sendo também pouco frequente que as fêmeas e machos desta espécie formem coligações.

Assim, trata-se de um caso bastante estranho. Kondor, uma fêmea jovem, e Ekko, o seu pretendente, bateram e ferraram uma fêmea mais velha chamada Sidony nas florestas pantanosas da Reserva Mawas, na Indonésia.

Sidony ficou com ferimentos graves que infectaram, morrendo duas semanas depois.

“Foi muito surpreendente”, afirmou a investigadora Anna Marzec, da Universidade de Zurique, na Suíça, que observou o comportamento. “Nunca tinha visto nada assim antes”.

Motivação desconhecida

Anna Marzec / Universidade de Zurique

Ekko e Kondor, os primeiros orangotangos assassinos da própria espécie

Ekko e Kondor, os primeiros orangotangos assassinos da própria espécie

Não está claro por que Kondor teve este comportamento agressivo. Orangotangos fêmeas não defendem o seu território e os investigadores não identificaram sinais de qualquer provocação.

“Pensamos que a presença do macho teve muito que ver com o facto de que ela teve a coragem de atacar e, em seguida, ser tão persistente”, sugeriu Marzec ao New Scientist.

Kondor, a fêmea atacante, tinha perdido recentemente um bebé.

Pouco antes do ataque estava em ritual de acasalamento com Ekko. Quando o par passou por Sidony, Ekko a inspecionou antes de voltar a Kondor para acasalarem. Kondor, então, abandonou Ekko para atacar Sidony, e Ekko juntou-se a ela.

Outro macho, Guapo, saiu em defesa de Sidony, conseguindo espantar Ekko. No entanto, Sidony já tinha sofrido lesões graves.

A área da reserva está a ficar com cada vez mais orangotangos, por causa da destruição do habitat ao redor.

De acordo com os cientistas, isto também pode ter desempenhado um papel no comportamento anormal dos animais.

“Queremos ver se vai acontecer com mais frequência agora”, afirmou Marzec.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …