Cientistas observam o primeiro assassinato de sempre entre orangotangos

Anna Marzec / Universidade de Zurique

Sidony, a vítima

Sidony, a vítima

Uma orangotango fêmea foi atacada e morta por outra fêmea e um macho – o primeiro caso conhecido de assassinato entre fêmeas da espécie.

A primeira agressão letal entre fêmeas de orangotangos foi relatada num artigo publicado na Behavioral Ecology and Sociobiology.

Orangotangos fêmeas são normalmente solitárias e muito raramente se envolvem em disputas, sendo também pouco frequente que as fêmeas e machos desta espécie formem coligações.

Assim, trata-se de um caso bastante estranho. Kondor, uma fêmea jovem, e Ekko, o seu pretendente, bateram e ferraram uma fêmea mais velha chamada Sidony nas florestas pantanosas da Reserva Mawas, na Indonésia.

Sidony ficou com ferimentos graves que infectaram, morrendo duas semanas depois.

“Foi muito surpreendente”, afirmou a investigadora Anna Marzec, da Universidade de Zurique, na Suíça, que observou o comportamento. “Nunca tinha visto nada assim antes”.

Motivação desconhecida

Anna Marzec / Universidade de Zurique

Ekko e Kondor, os primeiros orangotangos assassinos da própria espécie

Ekko e Kondor, os primeiros orangotangos assassinos da própria espécie

Não está claro por que Kondor teve este comportamento agressivo. Orangotangos fêmeas não defendem o seu território e os investigadores não identificaram sinais de qualquer provocação.

“Pensamos que a presença do macho teve muito que ver com o facto de que ela teve a coragem de atacar e, em seguida, ser tão persistente”, sugeriu Marzec ao New Scientist.

Kondor, a fêmea atacante, tinha perdido recentemente um bebé.

Pouco antes do ataque estava em ritual de acasalamento com Ekko. Quando o par passou por Sidony, Ekko a inspecionou antes de voltar a Kondor para acasalarem. Kondor, então, abandonou Ekko para atacar Sidony, e Ekko juntou-se a ela.

Outro macho, Guapo, saiu em defesa de Sidony, conseguindo espantar Ekko. No entanto, Sidony já tinha sofrido lesões graves.

A área da reserva está a ficar com cada vez mais orangotangos, por causa da destruição do habitat ao redor.

De acordo com os cientistas, isto também pode ter desempenhado um papel no comportamento anormal dos animais.

“Queremos ver se vai acontecer com mais frequência agora”, afirmou Marzec.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …