Cientistas observam o primeiro assassinato de sempre entre orangotangos

Anna Marzec / Universidade de Zurique

Sidony, a vítima

Sidony, a vítima

Uma orangotango fêmea foi atacada e morta por outra fêmea e um macho – o primeiro caso conhecido de assassinato entre fêmeas da espécie.

A primeira agressão letal entre fêmeas de orangotangos foi relatada num artigo publicado na Behavioral Ecology and Sociobiology.

Orangotangos fêmeas são normalmente solitárias e muito raramente se envolvem em disputas, sendo também pouco frequente que as fêmeas e machos desta espécie formem coligações.

Assim, trata-se de um caso bastante estranho. Kondor, uma fêmea jovem, e Ekko, o seu pretendente, bateram e ferraram uma fêmea mais velha chamada Sidony nas florestas pantanosas da Reserva Mawas, na Indonésia.

Sidony ficou com ferimentos graves que infectaram, morrendo duas semanas depois.

“Foi muito surpreendente”, afirmou a investigadora Anna Marzec, da Universidade de Zurique, na Suíça, que observou o comportamento. “Nunca tinha visto nada assim antes”.

Motivação desconhecida

Anna Marzec / Universidade de Zurique

Ekko e Kondor, os primeiros orangotangos assassinos da própria espécie

Ekko e Kondor, os primeiros orangotangos assassinos da própria espécie

Não está claro por que Kondor teve este comportamento agressivo. Orangotangos fêmeas não defendem o seu território e os investigadores não identificaram sinais de qualquer provocação.

“Pensamos que a presença do macho teve muito que ver com o facto de que ela teve a coragem de atacar e, em seguida, ser tão persistente”, sugeriu Marzec ao New Scientist.

Kondor, a fêmea atacante, tinha perdido recentemente um bebé.

Pouco antes do ataque estava em ritual de acasalamento com Ekko. Quando o par passou por Sidony, Ekko a inspecionou antes de voltar a Kondor para acasalarem. Kondor, então, abandonou Ekko para atacar Sidony, e Ekko juntou-se a ela.

Outro macho, Guapo, saiu em defesa de Sidony, conseguindo espantar Ekko. No entanto, Sidony já tinha sofrido lesões graves.

A área da reserva está a ficar com cada vez mais orangotangos, por causa da destruição do habitat ao redor.

De acordo com os cientistas, isto também pode ter desempenhado um papel no comportamento anormal dos animais.

“Queremos ver se vai acontecer com mais frequência agora”, afirmou Marzec.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …