Primeiras “redes sociais” entre organismos já existiam há 500 milhões de anos

(dr) Alex Liu

Restos fósseis de filamentos encontrados na ilha de Terra Nova, no Canadá, sugerem que organismos que existiram na Terra há 500 milhões de anos (rangeomorfos) conectavam-se através de redes essenciais para sobreviverem.

Trata-se da primeira evidência até agora encontrada de que organismos vivos se conectavam desta forma, como uma espécie de “rede social”, frisaram os cientistas, que publicaram recentemente os resultados da investigação revista científica Current Biology.

Estes filamentos, que mediam até quatro metros de comprimento e tinha entre 0,1 e 0,4 milímetros de largura, foram encontrados juntamente com restos fósseis de rangeomorfos, organismos semelhantes às samambaias que habitavam nas profundezas dos mares da Terra durante o período Ediacarano.

Os especialistas observaram 38 leitos de rochas e observaram que, em alguns lugares, havia até 580 filamentos flexíveis por metro quadrado.

Tendo em conta que os rangeomorfos não tinham boca e eram capazes de se mover, os cientistas acreditam que estes filamentos podem explicar como é que estes organismos se reproduziram tão rapidamente no passado.

Estas redes de filamentos, escreveram os cientistas no novo artigo, podem ter interferido nos processos de alimentação, reprodução, comunicação e formação de colónias destes organismos, pelo que a análise deste fenómeno pode ser importante para melhor compreender como é que as espécies desaparecidas interagiam.

“Estes organismos [rangeomorfos] parecem ter sido capazes de colonizar rapidamente o fundo do mar e, geralmente, vemos uma espécie dominante nestes leitos fósseis (…) Como isso aconteceu do ponto de visto ecológico tem sido uma questão de longa data – e estes filamentos podem ajudar a explicar como é que [os rangeomorfos] conseguiram fazê-lo”, disse Alex Liu, do Departamento de Ciências da Terra de Cambridge, no Reino Unido, autor principal do estudo, citado pelo portal Phys.org.

E rematou: “Sempre olhamos para estes organismos como individuais, mas agora descobrimos que vários membros individuais da mesma espécie podem ser ligados por estes filamentos, como uma rede social da vida real“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …