ESA

Avanço é essencial à autossuficiência dos astronautas no Espaço, à medida em que as missões espaciais se afastam cada vez mais da Terra.
A ESA criou a primeira peça metálica impressa em 3D fabricada no Espaço, que acaba de aterrar na Terra, encontrando-se nos Países Baixos.
A impressora já viajou a bordo do módulo Columbus durante a missão da ESA Huginn, em janeiro de 2024, recorda a SciTechDaily.
A primeira impressão desta amostra foi na verdade feita em junho, com uma linha curva em forma de “S”. Mais tarde conseguiu a sua primeira amostra completa. Uma segunda amostra, obtida em dezembro, será enviada para a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).
Esta impressora de metal consiste num demonstrador de tecnologia de fabrico europeu desenvolvido pela Airbus Defence and Space em colaboração com a ESA. A impressora foi agora entregue na ISS a bordo da missão de reabastecimento Cygnus NG-20.
Como denota a SciTechDaily, embora já tenha sido utilizado impressoras 3D de plástico na Estação Espacial Internacional, esta é a primeira impressão de metal bem sucedida em órbita.
A importância desta descoberta prende-se com a futura autossuficiência que será necessária aos astronautas no Espaço.
Atualmente, as missões espaciais dependem de dispendiosas missões de reabastecimento, mas fabricar peças essenciais, reparar equipamento e criar ferramentas a pedido será cada mais importante à medida em que as missões se vão afastando mais e mais da Terra.