Primeira parte da maior central de energia solar do mundo entra em funcionamento

Marrocos concluiu este mês o processo de ativação da primeira parte da nova central de energia solar em Ouarzazate, localizada no Saara. 

Conhecida como Noor 1, a parte inicial da instalação com capacidade de gerar 160 megawatts possui espelhos solares em forma de lua crescente, desenhados para tirar o máximo de proveito da luz do sol durante o dia.

Cada um dos espelhos da Noor 1 possui cerca de 12 metros de altura e contém uma solução de óleo térmico sintético capaz de absorver a luz e o calor solar de maneira mais eficiente. Em contacto com a luz do sol, essa solução pode chegar a 390ºC, servindo para gerar eletricidade através do vapor formado para movimentar as turbinas.

Toda a tecnologia por detrás deste processo também permite a geração de energia durante a noite, pois o óleo térmico pode ser armazenado a altíssimas temperaturas.

As outras duas partes da central solar marroquina, a Noor 2 e 3, deverão estar prontas para serem ativadas até 2018.

A central inteira terá a capacidade de gerar energia com base numa área de mais de 24 km², o que representa um espaço maior do que Rabat, capital do país. Ao todo, a central gerará 580 megawatts de eletricidade, suficiente para 1,1 milhão de pessoas.

O projeto de construção da central de energia solar tinha sido inicialmente projetado para ser criado na Europa. No entanto, vários parceiros desistiram do empreendimento e o Banco Africano de Desenvolvimento, em conjunto com o governo marroquino, trouxe o projeto para Marrocos.

Ao todo, a central recebeu investimentos de 150 milhões de euros do Banco Mundial e do Clean Technology Fund, além de um aporte de 168 milhões de euros do Banco de Desenvolvimento Africano.

Canal Tech

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Por cá até a água desperdiçamos e ao fazê-lo deixamos que cause ainda prejuízo, construção de canais dos rios de norte para sul para encaminhar o excedente da água para barragens e rios a sul evitando inundações a norte e recuperando a água a sul para uso em tempo de seca seria certamente uma boa solução e um bom aproveitamento.

RESPONDER

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …

Parlamento prepara renovação do estado de emergência até ao fim de fevereiro

O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face …

Trump já deixou a Casa Branca. "Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo. “Foi …

Investigadores admitem abstenção recorde entre os 60% e 70%

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito, segundo especialistas ouvidos …

Irão impõe sanções simbólicas a Donald Trump. Presidente iraniano saúda "fim" da era do "tirano"

O Irão impôs esta terça-feira sanções ao Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, e a diversos membros da sua administração sobre o seu alegado apoio ao “terrorismo”, de acordo com a página digital do Ministério …