Primeira menstruação antes dos 12 anos tem implicações na saúde da mulher

Segundo um estudo publicado recentemente, ter a primeira menstruação antes dos 12 anos aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais na idade adulta.

A idade média da menarca situa-se por volta dos 12 anos, mas há casos em que aparece mais cedo, podendo ter implicações no desenvolvimento físico, psicológico e na saúde da mulher.

Estudos anteriores relacionavam a primeira menstruação à obesidade. Agora, a menarca precoce é relacionada com um maior risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita um estudo observacional do The George Institute for Global Health da Universidade de Oxford, publicado em janeiro, os riscos de problemas cardiovasculares agravam-se quando a primeira menstruação surge antes dos 12 anos.

Segundo Margarida Dias, coordenadora de Medicina Familiar no Hospital CUF Descobertas, uma das consequências mais evidentes da menarca precoce “é uma estatura mais baixa quando adulta, pela alteração do crescimento do esqueleto, condição que pode implicar tratamento hormonal”.

Além disso, há maior incidência de obesidade infantil bem como o risco aumentado de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral devido à exposição precoce aos estrogénios.

Acresce ainda os problemas na esfera psicológica. “Se fisicamente a rapariga se sente diferente dos amigos, psicologicamente não está no entanto preparada para ‘enturmar’ com crianças mais velhas, e isso causa alguns desajustes”, explica ao DN Marcela Forjaz, especialista e ginecologia/obstetrícia.

Em Portugal, a idade média da primeira menstruação é 12,88 anos, mas tem vindo a diminuir. A menarca depende de vários fatores “como a geografia, a luminosidade do país e da estação em curso, o estado de nutrição, a prática de desporto, a genética”, explica a ginecologista. Na Europa, no século XIX, situava-se nos 16/17 anos.

A menarca antes dos nove anos tem uma incidência de uma em cada cinco a dez mil raparigas. Mas Margarida Dias alerta para as consequências da menarca precoce e, sobretudo, para a necessidade de uma avaliação médica.

As preocupações da família, neste caso, prendem-se apenas com questões “relacionadas com a sexualidade e a prevenção da gravidez e com o mal-estar físico decorrente da experiência da menstruação”, frisa a especialista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …