Primeira mayor negra e lésbica. Chicago faz história e elege Lori Lighfoot

Tannen Maury / EPA

Lori Lightfoot, a nova mayor de Chicago.

O estado americano de Chicago fez história ao eleger, esta terça-feira, a primeira mayor negra e assumidamente lésbica. Lori Lightfoot derrotou a candidata Toni Preckwinkle, também ela afro-americana e lésbica.

Independentemente do resultado destas eleições, já se sabia que a próxima mayor de Chicago seria negra e lésbica. As duas candidatas eram Lori Lightfoot e Toni Preckwinkle e ambas são afro-americanas e assumidamente lésbicas.

Lightfoot derrotou Preckwinkle por uma grande margem, arrecadando 74% dos votos contra os 26% da candidata adversária. Lori Lightfoot era procuradora federal, tem uma história recente no mundo da política e chega agora ao cargo de governadora do estado de Chicago.

“Vocês não se limitaram a fazer história, criaram um movimento de mudança“, disse Lightfoot depois de saber os resultados que originaram a sua eleição. De acordo com a Reuters, a ex-procuradora federal de 56 anos nunca ocupou um cargo político, ao contrário de Preckwinkle, que foi vereadora da cidade durante quase 20 anos.

Chicago atravessa graves dificuldades económicas e lida com altas taxas criminais, mas Lightfoot promete acabar com a corrupção e tornar as ruas novamente seguras. “Podemos e vamos reerguer Chicago“, disse aos seus apoiantes.

De acordo com a Reflective Democracy Campaign, apenas 6% dos 200 mayors das maiores cidades americanas são mulheres de cor. O que tornou ainda mais especial esta segunda ronda de eleições em Chicago, que colocou frente a frente duas políticas afro-americanas.

Para chegarem à segunda ronda de votações, Lightfoot e Preckwinkle reuniram a maioria dos votos na disputa com outros 12 candidatos. A democrata Lori Lightfoot substitui Rahm Emanuel no cargo, que cumpriu dois mandatos na cidade de Chicago.

A maré de apoio à nova mayor não tardou. O senador de Nova Jérsia, Cory Booker, fez alusão a Barack Obama, que foi senador do Illinois antes de chegar ao cargo de presidente dos Estados Unidos da América.

“Numa cidade que é a origem de muitos políticos negros americanos que fizeram história, volta a fazer-se história mais uma vez“, escreveu num tweet.

Apesar da derrota, Preckwinkle mostrou-se simpatizante com a vencedora. “Não há muito tempo atrás, duas mulheres afro-americanas a disputar o cargo seria impensável. Embora tenhamos tomado caminhos diferentes para chegar aqui, o dia de de hoje é sobre seguir em frente”.

A tarefa de Lightfoot como mayor de Chicago não será pêra doce. O estado norte-americano enfrenta um passivo não financiado de 28 mil milhões de dólares para os sistemas de reformas da cidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.