Primeira mayor negra e lésbica. Chicago faz história e elege Lori Lighfoot

Tannen Maury / EPA

Lori Lightfoot, a nova mayor de Chicago.

O estado americano de Chicago fez história ao eleger, esta terça-feira, a primeira mayor negra e assumidamente lésbica. Lori Lightfoot derrotou a candidata Toni Preckwinkle, também ela afro-americana e lésbica.

Independentemente do resultado destas eleições, já se sabia que a próxima mayor de Chicago seria negra e lésbica. As duas candidatas eram Lori Lightfoot e Toni Preckwinkle e ambas são afro-americanas e assumidamente lésbicas.

Lightfoot derrotou Preckwinkle por uma grande margem, arrecadando 74% dos votos contra os 26% da candidata adversária. Lori Lightfoot era procuradora federal, tem uma história recente no mundo da política e chega agora ao cargo de governadora do estado de Chicago.

“Vocês não se limitaram a fazer história, criaram um movimento de mudança“, disse Lightfoot depois de saber os resultados que originaram a sua eleição. De acordo com a Reuters, a ex-procuradora federal de 56 anos nunca ocupou um cargo político, ao contrário de Preckwinkle, que foi vereadora da cidade durante quase 20 anos.

Chicago atravessa graves dificuldades económicas e lida com altas taxas criminais, mas Lightfoot promete acabar com a corrupção e tornar as ruas novamente seguras. “Podemos e vamos reerguer Chicago“, disse aos seus apoiantes.

De acordo com a Reflective Democracy Campaign, apenas 6% dos 200 mayors das maiores cidades americanas são mulheres de cor. O que tornou ainda mais especial esta segunda ronda de eleições em Chicago, que colocou frente a frente duas políticas afro-americanas.

Para chegarem à segunda ronda de votações, Lightfoot e Preckwinkle reuniram a maioria dos votos na disputa com outros 12 candidatos. A democrata Lori Lightfoot substitui Rahm Emanuel no cargo, que cumpriu dois mandatos na cidade de Chicago.

A maré de apoio à nova mayor não tardou. O senador de Nova Jérsia, Cory Booker, fez alusão a Barack Obama, que foi senador do Illinois antes de chegar ao cargo de presidente dos Estados Unidos da América.

“Numa cidade que é a origem de muitos políticos negros americanos que fizeram história, volta a fazer-se história mais uma vez“, escreveu num tweet.

Apesar da derrota, Preckwinkle mostrou-se simpatizante com a vencedora. “Não há muito tempo atrás, duas mulheres afro-americanas a disputar o cargo seria impensável. Embora tenhamos tomado caminhos diferentes para chegar aqui, o dia de de hoje é sobre seguir em frente”.

A tarefa de Lightfoot como mayor de Chicago não será pêra doce. O estado norte-americano enfrenta um passivo não financiado de 28 mil milhões de dólares para os sistemas de reformas da cidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …