Vem aí a primeira licenciatura em Design UX/UI em Portugal

Cortesia / Atlântica – Instituto Universitário

O primeiro curso superior do género vai ter a sua estreia na Atlântica – Instituto Universitário. Começa em 2025/26.

Como se esperava, a tecnologia tem vindo a alterar significativamente certos campos do mundo do emprego, da procura por profissionais.

Há dois meses o relatório “Future of Jobs”, elaborado pelo Fórum Económico Mundial, assinalava as diferenças nas competências profissionais mais valorizadas hoje em dia.

Sendo mais concreto – e sem surpresas – a Inteligência Artificial é cada vez mais importante e, por isso, a literacia tecnológica também. É mesmo indispensável em diversas empresas.

Nesse contexto, surgem o design e a experiência do utilizador – ambas estão entre as competências emergentes.

Até 2030, prevê-se que as funções na área de Design UX/UI integrem o top 10 de empregos com maior crescimento.

Há, a nível global, uma necessidade de proporcionar experiências digitais sem falhas e de compreender o impacto do comportamento dos consumidores.

Há uma procura cada vez maior por designers especializados na experiência do utilizador (UX) e no design de interfaces do utilizador (UI).

Agências de Design e Marketing Digital, empresas de telecomunicações, e-commerce, desenvolvimento de software, bancos ou start-ups tecnológicas; todas procuram estes profissionais, que também são requisitados nos setores da saúde, educação e mobilidade.

É com todo este contexto que surge a primeira licenciatura em Design UX/UI, em Portugal.

A estreia será na Atlântica – Instituto Universitário, em Barcarena. Vai envolver os campos da Gestão, Engenharia e Nutrição; juntará áreas complementares como Marketing, Gestão, Empreendedorismo, Ilustração, Fotografia e Vídeo.

A prioridade é que os seus estudantes fiquem com competências essenciais para se destacarem no desenvolvimento de experiências digitais inovadoras e interfaces intuitivas, bem como de produtos e serviços na ótica da experiência do utilizador, abrangendo os negócios de uma forma holística.

Daqui sairão UX/UI Designers, Digital Strategists e Web Designers, entre outros.

A primeira licenciatura em Design UX/UI vai começar em setembro, para o ano letivo 2025/26. Mas já estão abertas as candidaturas para o Regime Geral, Maiores de 23 e Concursos Especiais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.