O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia.

O cenário vivido no ‘Mineirão’, este domingo, foi de terror. Pela primeira vez nos 98 anos de história do Cruzeiro, o clube desceu de divisão. A despromoção ficou confirmada ontem após a derrota caseira por 0-2 frente ao Palmeiras. A noite acabou com confrontos entre adeptos e forças de segurança, que mancharam ainda mais o estado atual do emblema de Belo Horizonte.

Naquele que foi o último encontro do ‘Brasileirão’ desta temporada, o Cruzeiro era obrigado a vencer e esperar que o Ceará perdesse com o Botafogo. Nenhum destes dois critérios acabou por acontecer e o Cruzeiro viu-se condenado à descida divisão.

A ‘raposa’, como é conhecida no futebol canarinho’, é um dos emblemas mais históricos do país, nunca tendo sido despromovido em toda a sua história. Contudo, os maus resultados durante a temporada avizinhavam este negro cenário. Com a derrota neste domingo, o Cruzeiro fechou a liga com uma série de cinco derrotas consecutivas e nove jogos sem vencer.

No final da partida, vários foram os adeptos que irromperam em lágrimas. Pior ainda, a revolta entra a ‘torcida’ levou a confrontos que rapidamente transformaram o Estádio Gov. Magalhães Pinto numa zona de combate.

As imagens divulgadas pelo Esporte Interativo mostram um pouco do caos que se viveu. Pessoas desmaiadas, adeptos em lágrimas, crianças a chorar a serem escoltadas das bancadas, um adepto ferido e a sangrar, e vários detidos. No fim, foi ordenada a evacuação imediata do estádio.

Juntamente com o Cruzeiro, também o CSA, a Chapecoense e o Avaí desceram de divisão. A equipa treinada por Adilson Batista — que é o terceiro treinador desta época — conta com Fred como uma das principais figuras. O internacional brasileiro apontou 21 golos em 54 jogos disputados este ano. Joel Tagueu, que esteve emprestado ao Marítimo na época passada, também está no emblema do estado de Minas Gerais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …