/

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia.

O cenário vivido no ‘Mineirão’, este domingo, foi de terror. Pela primeira vez nos 98 anos de história do Cruzeiro, o clube desceu de divisão. A despromoção ficou confirmada ontem após a derrota caseira por 0-2 frente ao Palmeiras. A noite acabou com confrontos entre adeptos e forças de segurança, que mancharam ainda mais o estado atual do emblema de Belo Horizonte.

Naquele que foi o último encontro do ‘Brasileirão’ desta temporada, o Cruzeiro era obrigado a vencer e esperar que o Ceará perdesse com o Botafogo. Nenhum destes dois critérios acabou por acontecer e o Cruzeiro viu-se condenado à descida divisão.

A ‘raposa’, como é conhecida no futebol canarinho’, é um dos emblemas mais históricos do país, nunca tendo sido despromovido em toda a sua história. Contudo, os maus resultados durante a temporada avizinhavam este negro cenário. Com a derrota neste domingo, o Cruzeiro fechou a liga com uma série de cinco derrotas consecutivas e nove jogos sem vencer.

No final da partida, vários foram os adeptos que irromperam em lágrimas. Pior ainda, a revolta entra a ‘torcida’ levou a confrontos que rapidamente transformaram o Estádio Gov. Magalhães Pinto numa zona de combate.

As imagens divulgadas pelo Esporte Interativo mostram um pouco do caos que se viveu. Pessoas desmaiadas, adeptos em lágrimas, crianças a chorar a serem escoltadas das bancadas, um adepto ferido e a sangrar, e vários detidos. No fim, foi ordenada a evacuação imediata do estádio.

Juntamente com o Cruzeiro, também o CSA, a Chapecoense e o Avaí desceram de divisão. A equipa treinada por Adilson Batista — que é o terceiro treinador desta época — conta com Fred como uma das principais figuras. O internacional brasileiro apontou 21 golos em 54 jogos disputados este ano. Joel Tagueu, que esteve emprestado ao Marítimo na época passada, também está no emblema do estado de Minas Gerais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.