Primeira camela clonada está grávida e vai ser mãe em dezembro

d.r. Rahul Gajjar / Khaleej Times

O professor Ahmed Wani com Inyaz, em abril de 2015

O professor Ahmed Wani com Inyaz, em abril de 2015

A primeira camela clonada do mundo, chamada Inyaz, que acaba de fazer seis anos, vai dar à luz a sua primeira cria no último trimestre deste ano no Dubai.

O diretor do Centro de Criação de Camelos, o cientista Nisar Ahmed Wani, explicou à agência de notícias Efe que Inyaz (que significa êxito em árabe) ficou grávida “de maneira natural”.

“Isso prova que os camelos clonados são férteis e capazes de se reproduzir como os camelos que não são clonados”, adiantou.

O especialista recordou que a clonagem de Inyaz foi feita através de células extraídas do ovário de uma fêmea adulta, que foram implantadas noutra camela.

Inyaz nasceu em 2009, depois de uma gestão que durou 378 dias, com 30 quilos. O seu ADN e as células do ovário da fêmea adulta eram idênticos, o que provou que era um verdadeiro clone do camelo original.

O êxito desta clonagem oferece uma oportunidade para preservar a genética dos camelos mais valiosos dos Emirados Árabes Unidos, que são utilizados nas corridas e na produção de leite, de acordo com os especialistas.

O Centro de Criação de Camelos adiantou que tem recebido muitas petições de clientes dos Emirados Árabes Unidos para clonar camelas destinadas à produção de leite.

d.r. Khaleej Times

Inyaz com a mãe em 2009

Inyaz com a mãe em 2009

Os pedidos alargam-se também aos camelos machos com boas características físicas e genéticas e àqueles que ganham corridas.

Um ano depois do nascimento de Inyaz, a 07 de abril de 2010, os cientistas do centro anunciaram que tinham clonado com êxito outro camelo, que foi o primeiro a ser reproduzido a partir de uma célula da pele.

Em fevereiro de 2005, cientistas dos Emirados conseguiram produzir o primeiro camelo proveta do mundo.

O camelo está profundamente enraizado na cultura e tradição árabe desde a época pré-islâmica e é conhecido como barco do deserto, já que graças a ele as antigas caravanas podiam atravessar as áridas terras da Península Arábica.

A clonagem é um processo que permite criar indivíduos geneticamente idênticos.

O primeiro mamífero clonado no mundo a partir de células adultas foi a ovelha Dolly, a 05 de julho de 1996, em Edimburgo, Escócia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …