Primeira camela clonada está grávida e vai ser mãe em dezembro

d.r. Rahul Gajjar / Khaleej Times

O professor Ahmed Wani com Inyaz, em abril de 2015

O professor Ahmed Wani com Inyaz, em abril de 2015

A primeira camela clonada do mundo, chamada Inyaz, que acaba de fazer seis anos, vai dar à luz a sua primeira cria no último trimestre deste ano no Dubai.

O diretor do Centro de Criação de Camelos, o cientista Nisar Ahmed Wani, explicou à agência de notícias Efe que Inyaz (que significa êxito em árabe) ficou grávida “de maneira natural”.

“Isso prova que os camelos clonados são férteis e capazes de se reproduzir como os camelos que não são clonados”, adiantou.

O especialista recordou que a clonagem de Inyaz foi feita através de células extraídas do ovário de uma fêmea adulta, que foram implantadas noutra camela.

Inyaz nasceu em 2009, depois de uma gestão que durou 378 dias, com 30 quilos. O seu ADN e as células do ovário da fêmea adulta eram idênticos, o que provou que era um verdadeiro clone do camelo original.

O êxito desta clonagem oferece uma oportunidade para preservar a genética dos camelos mais valiosos dos Emirados Árabes Unidos, que são utilizados nas corridas e na produção de leite, de acordo com os especialistas.

O Centro de Criação de Camelos adiantou que tem recebido muitas petições de clientes dos Emirados Árabes Unidos para clonar camelas destinadas à produção de leite.

d.r. Khaleej Times

Inyaz com a mãe em 2009

Inyaz com a mãe em 2009

Os pedidos alargam-se também aos camelos machos com boas características físicas e genéticas e àqueles que ganham corridas.

Um ano depois do nascimento de Inyaz, a 07 de abril de 2010, os cientistas do centro anunciaram que tinham clonado com êxito outro camelo, que foi o primeiro a ser reproduzido a partir de uma célula da pele.

Em fevereiro de 2005, cientistas dos Emirados conseguiram produzir o primeiro camelo proveta do mundo.

O camelo está profundamente enraizado na cultura e tradição árabe desde a época pré-islâmica e é conhecido como barco do deserto, já que graças a ele as antigas caravanas podiam atravessar as áridas terras da Península Arábica.

A clonagem é um processo que permite criar indivíduos geneticamente idênticos.

O primeiro mamífero clonado no mundo a partir de células adultas foi a ovelha Dolly, a 05 de julho de 1996, em Edimburgo, Escócia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …