Primeira camela clonada está grávida e vai ser mãe em dezembro

d.r. Rahul Gajjar / Khaleej Times

O professor Ahmed Wani com Inyaz, em abril de 2015

O professor Ahmed Wani com Inyaz, em abril de 2015

A primeira camela clonada do mundo, chamada Inyaz, que acaba de fazer seis anos, vai dar à luz a sua primeira cria no último trimestre deste ano no Dubai.

O diretor do Centro de Criação de Camelos, o cientista Nisar Ahmed Wani, explicou à agência de notícias Efe que Inyaz (que significa êxito em árabe) ficou grávida “de maneira natural”.

“Isso prova que os camelos clonados são férteis e capazes de se reproduzir como os camelos que não são clonados”, adiantou.

O especialista recordou que a clonagem de Inyaz foi feita através de células extraídas do ovário de uma fêmea adulta, que foram implantadas noutra camela.

Inyaz nasceu em 2009, depois de uma gestão que durou 378 dias, com 30 quilos. O seu ADN e as células do ovário da fêmea adulta eram idênticos, o que provou que era um verdadeiro clone do camelo original.

O êxito desta clonagem oferece uma oportunidade para preservar a genética dos camelos mais valiosos dos Emirados Árabes Unidos, que são utilizados nas corridas e na produção de leite, de acordo com os especialistas.

O Centro de Criação de Camelos adiantou que tem recebido muitas petições de clientes dos Emirados Árabes Unidos para clonar camelas destinadas à produção de leite.

d.r. Khaleej Times

Inyaz com a mãe em 2009

Inyaz com a mãe em 2009

Os pedidos alargam-se também aos camelos machos com boas características físicas e genéticas e àqueles que ganham corridas.

Um ano depois do nascimento de Inyaz, a 07 de abril de 2010, os cientistas do centro anunciaram que tinham clonado com êxito outro camelo, que foi o primeiro a ser reproduzido a partir de uma célula da pele.

Em fevereiro de 2005, cientistas dos Emirados conseguiram produzir o primeiro camelo proveta do mundo.

O camelo está profundamente enraizado na cultura e tradição árabe desde a época pré-islâmica e é conhecido como barco do deserto, já que graças a ele as antigas caravanas podiam atravessar as áridas terras da Península Arábica.

A clonagem é um processo que permite criar indivíduos geneticamente idênticos.

O primeiro mamífero clonado no mundo a partir de células adultas foi a ovelha Dolly, a 05 de julho de 1996, em Edimburgo, Escócia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …